Governadores do Nordeste se únem pelo projeto pré-sal

“O Pré-Sal será decisivo na transformação do Nordeste”, avalia o governador em exercício Wilson Martins

 As esperanças que o Brasil deposita nos recursos a serem gerados pela exploração do Pré-Sal se tornam ainda mais expressivas no caso do Nordeste. “O Pré-Sal será decisivo na transformação do Nordeste”, avalia o governador em exercício Wilson Martins, que  manteve conversação política sobre o tema, em Recife.

Wilson teve encontro com o governador de Pernambuco Eduardo Campos, que também é do PSB. Os dois trocaram experiências antes de uma discussão específica sobre o futuro do Pré-Sal. A avaliação do governador piauiense é que o Brasil atravessa um momento especial, com a perspectiva de crescimento econômico pelo menos pelos próximos 8 anos.

“O Brasil vem registrando aumento de emprego, bem ao contrário da Europa e Estados Unidos, onde cresce o desemprego”, destaca. Ele lembra que o país tem várias obras de infra-estrutura em andamento, especialmente as mantidas pelo PAC. Essa fase aquecida será mantida pelas obras de preparação para a Copa de 2014 e para as olimpíadas de 2016.

“Depois desses eventos, aí teremos o Pré-Sal já produzindo a um ritmo considerável, o que amplia a perspectiva de economia aquecida por muito tempo. Não é à toa que os especialistas colocam o Brasil como uma potência mundial num médio prazo”, ressalta Wilson Martins.

Pré-Sal Social

O governador em exercício diz que o modelo desenhado pelo governo Lula para exploração do Pré-Sal é importante porque estabelece um objetivo social, com especial atenção à educação. Wilson acredita que, por essa visão, o Nordeste certamente será uma das áreas prioritária. “Não tenho dúvida, o Pré-Sal será decisivo para o projeto de transformação do Nordeste. E o Piauí será parte destacada nesse processo”, afirma.

Wilson diz que o importante é que há um conjunto de ações que se complementam: fortalecimento hídrico, infra-estrutura de transporte e energia, melhoria da educação e da saúde. “Esta é uma boa soma que terá como resultado um desenvolvimento consistente, continuado e socialmente responsável”, ressaltou. Para Wilson, os recursos do Pré-Sal vão dar um grande impulso à seqüência de crescimento econômico que o país e a região vêm registrando.

Fonte: Assessoria