Governadores vão cobrar usuários de planos que usam rede pública

Objetivo é obter ressarcimento por atendimentos na rede estadual.

Em um encontro com o novo ministro da Fazenda, governadores de 10 estados e do Distrito Federal reivindicaram alterações de regras para que possam fazer a cobrança de usuários de planos de saúde que utilizem a rede hospitalar pública. A reunião dos governantes estaduais com Nelson Barbosa ocorreu na sede do Ministério da Fazenda, em Brasília.

Entre os governantes estaduais que participaram da audiência com Nelson Barbosa estava o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, que, na semana passada, teve de decretar situação de emergência no sistema de saúde fluminense.

“Essa cobrança dos planos de saúde é feita pelo governo federal, mas não é feita fortemente. Passar essa cobrança para os estados e municípios pode ser uma nova fonte de receita. Não sei se precisa de projeto porque o governo federal já tem essa faculdade de cobrar. Claro que temos condições de cobrar”, declarou o governador do Rio de Janeiro.

Segundo Pezão, com as dificuldades decorrentes da crise econômica, parte dos usuários de planos de sáude estão com dificuldade em pagar suas mensalidades. Com isso, ressaltou o governador, acabam sobrecarregando a rede pública. 

“Está sobrecarregando muito. E em um momento em que a gente está com queda de receita. Inclusive, diminuindo repasses para a saúde porque o compromisso é 12%, por mais que você faça, vão cair esses repasses”, enfatizou.

Reunião dos governadores com Ministro da Fazenda (Crédito: Reprodução)
Reunião dos governadores com Ministro da Fazenda (Crédito: Reprodução)


Fonte: Com informações do G1