Governo anuncia investimentos na saúde para cidades do Sul do Piauí

Em Landri Sales e em Marcos Parente, o gestor anunciou melhorias para os hospitais, que vão de reforma a equipamentos.

O secretário de saúde do Piauí, Ernani Maia, visitou quatro cidades do sul do estado no último sábado (18). O gestor e sua equipe estiveram em Landri Sales, Marcos Parente, Antonio Almeida e Uruçuí, monitorando as unidades de saúde locais e estaduais. Ao mesmo tempo em que os prefeitos e diretores dos hospitais relatavam suas dificuldades diante dos serviços de saúde, Ernani apontava quais as melhorias estão previstas e como sua equipe deverá agir de acordo com a urgência de cada cidade.

Em Landri Sales e em Marcos Parente, o gestor anunciou melhorias para os hospitais, que vão de reforma a equipamentos. Em Landri Sales está previsto ainda um Centro de Fisioterapia.

?Aqui percebemos que essas cidades comportam um número expressivo de pacientes, por conta disso, através dessas visitas, adianto aos gestores que a porcentagem dessas obras serem finalizadas ainda este ano é de 100%, aguardando, claro, apenas o processo burocrático de início das obras. Por isso contamos com o total empenho de cada gestor?, frisou Ernani Maia.

Já na cidade de Antonio Almeida, o secretario de saúde e os arquitetos da Sesapi João Alberto e Napoleão Lima participaram do Encontro de Municípios do Vale do Cerrado, o G-13. O encontro serviu para os 13 prefeitos deste território demandarem as necessidades sobre assuntos referentes a segurança, educação, financiamentos de projetos e saúde. Durante o evento, Ernani Maia explanou a estratégia montada pela Sesapi para melhorar e aumentar os recursos financeiros da saúde para aquela região.

?Sabemos que resolver todas as demandas da saúde é impossível, mas já avançamos muito e queremos continuar neste ritmo de melhorias. Para isso, a determinação do governador Wilson Martins é que possamos, em tempo hábil, reequipar os hospitais, trazer novos médicos e, para isso, já melhoramos o plano de cargos e salários da categoria, licitar ambulâncias de suporte básico e avançado e, ainda, realizar concursos para anestesistas, fazendo com que, assim, o interior também possa ter serviços de qualidade?, disse.

Representando os prefeitos da região, o prefeito de Antonio Almeida, João Batista Cavalcante, que já foi secretário estadual de saúde, pediu mais empenho dos gestores para, em parceria com a Sesapi, trazer num menor espaço de tempo, serviços de saúde de qualidade para as cidades do Vale do Cerrado.

?Sabemos das nossas dificuldades, mas para adquirimos recursos e serviços com mais rapidez é importante trabalhar em parceria com Estado e Governo Federal, para isso, devemos investir em nossos técnicos e em nossos servidores para, assim, oferecer saúde de qualidade a nossa população?, recomendou.

Ernani Maia e sua equipe finalizaram as visitas de monitoramento no município de Uruçuí, onde, juntamente com a equipe da prefeitura municipal, visitou as obras do Hospital Regional Dirceu Mendes Arcoverde e as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A intenção da Sesapi, segundo Ernani Maia, é dobrar o tamanho do Hospital e entregar a Upa até dezembro, melhorando assim a assistência daquele município.

?Estamos visitando as principais cidades e comprovando de perto o andamento dessas obras. Iremos investir cerca de sete milhões de reais na reforma do Hospital desta cidade e a UPA já tem investimentos da ordem de um milhão de reais, assim melhoraremos os serviços nesta cidade que é considerada referência para a região?, finalizou.

Fonte: CCOM