Governo do Estado e Unicef reafirmam compromisso no "Palavra de Criança"

O programa tem como objetivo fomentar a alfabetização de crianças na idade adequada e conta com a adesão de 212 municípios no Piauí.

O governador Wilson Martins recebeu, nesta terça-feira (20), a técnica do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ana Márcia Lima, e o secretário estadual da Educação, Átila Lira, para reafirmar o compromisso entre Governo do Estado e Unicef quanto à execução do ?Palavra de Criança?. O programa tem como objetivo fomentar a alfabetização de crianças na idade adequada e conta com a adesão de 212 municípios no Piauí.

?Conseguimos avançar significativamente, especialmente com o apoio do Governo do Estado em relação à mobilização dos municípios, parte fundamental desse processo?, avaliou Ana Márcia Lima, coordenadora do Unicef para os estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

O Palavra de Criança é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, através da Seduc, Unicef e a Organização Não Governamental (ONG) Instituto ProBem, e busca auxiliar os municípios a organizarem estratégias eficazes de alfabetização do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, fazendo parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), sendo que no Piauí, todos os municípios aderiram ao programa.

O programa inclui capacitação pedagógica para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas de monitoramento do trabalho de alfabetização; avaliação de crianças do 3º ano do ensino fundamental, em que são mensuradas as habilidades de leitura e escrita adquiridas durante o processo de alfabetização; e realização de atividade extracurricular com familiares, o "Família Educando Junto", que procura sensibilizar aos pais sobre o seu papel fundamental na educação das crianças.

?Educação é prioridade. Temos um índice de matrículas elevado, principalmente nas séries iniciais. É preciso garantir que nossas crianças possam aprender a ler, escrever e interpretar textos nos três anos iniciais do Ensino Fundamental. E os resultados já estão começando a ser vistos a partir das avaliações mais recentes?, comentou o governador Wilson Martins.

Selo Unicef

Durante a reunião, também foi reafirmada a parceria entre o Governo do Estado e o Unicef em relação ao programa Selo Unicef Município Aprovado, que estimula os municípios a aprimorarem suas políticas públicas, por meio da capacitação de seus técnicos e da mobilização de sua comunidade, especialmente de seus adolescentes

No Selo Unicef 2009/2012, o Piauí foi o terceiro estado com maior número de municípios vencedores: 36 cidades conquistaram a certificação. O Unicef está elaborando a metodologia da nova edição em articulação com o Governo Federal, os governos estaduais e parceiros.



Fonte: Portal do Governo