Governo do Estado firma parceria inédita com o Ministério Público

Acordo de cooperação técnica destinado à seleção e contratação.

O Governo do Estado e o Ministério Público do Piauí assinaram nesta sexta-feira (27) um acordo de cooperação técnica, destinado à seleção e contratação de empresa para a construção da nova sede do MPE-PI, em sistema de Parceria Público-Privada (PPP). Dessa forma, a Secretaria Estadual de Governo, através da Superintendência de Parcerias e Concessões, deverá assessorar o Ministério Público em todas as etapas do processo.

Image title



O termo, que consiste na primeira iniciativa dessa natureza a ser executada no país, foi assinado pelo governador Wellington Dias; secretário de Governo, Merlong Solano; e procuradora-geral de Justiça em exercício, Zélia Saraiva Lima.

Para Merlong Solano, que coordena as parcerias público-privadas no Piauí, essa é uma prova do reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado. “O Ministério Público nos procurou querendo utilizar esse modelo de gestão, tendo em vista que o Estado já vem se destacando no que diz respeito à estruturação de projetos de PPP. Essa parceria vai permitir a concretização de um sonho para todos aqueles que compõem o Ministério Público: agregar em um único espaço todas as unidades que funcionam em Teresina, melhorando as condições de trabalho e os serviços prestados por esse importante órgão”, frisou Merlong.

A superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, explica que uma das primeiras ações será a criação de um grupo de trabalho, formado por servidores de ambas as partes. “A ideia é oferecermos todo o suporte técnico com o objetivo de estruturar o modelo de PPP a ser adotado para, ao final, termos um processo bem sucedido, com a construção, operação e manutenção da nova sede”, ressaltou Viviane Moura.

“Recebemos a visita da procuradora-geral em exercício, Drª Zélia, somando ao trabalho decisivo do procurador-geral de Justiça, Dr. Cleandro Moura, que esteve buscando alternativas para que possamos ter uma sede moderna, confortável, digna, em Teresina. Da mesma forma, firmamos o compromisso de trabalhar em convênio situações em que prédios alugados, que impactam na despesa do Ministério, possam funcionar em prédios públicos, também em locais adequados ou com uma reforma em estruturas do Estado já existentes ou através de uma sede nova nas comarcas em que promotores e procuradores atuam”, pontuou o governador Wellington Dias.

O prédio do Ministério Público será construído em terreno doado pelo Governo do Estado, localizado na Avenida Barão de Castelo Branco, com uma área de 10 mil metros quadrados. De acordo com a procuradora-geral Zélia Saraiva, a sede abrigará o corpo administrativo da Procuradoria-Geral de Justiça e as Promotorias de Justiça da capital.


Fonte: Com informações do Portal do Governo