Governo firma parceria para investimentos em saúde no Piauí

Governo firma parceria para investimentos em saúde no Piauí

O primeiro contrato visa a compra de um helicóptero UTI.

O governador Wilson Martins recebeu na manhã desta segunda-feira (29), no Palácio de Karnak, o empresário alemão Norbert Schmidt, representante do grupo MLW Intermed, ligado ao Governo da Alemanha. O grupo deve financiar R$ 50 milhões ao Governo do Piauí para a realização de investimentos nas áreas de saúde, educação e segurança pública. O primeiro contrato visa a compra de um helicóptero UTI.

Durante a reunião, o governador Wilson Martins destacou que o Governo do Estado encaminhou uma carta-consulta à Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério do Planejamento relacionada à transação. A solicitação já foi aprovada.

?Essa parceria teve início com uma visita feita pelo ex-governador Wellington Dias à Alemanha em 2009 e está muito bem encaminhada. Há pendências em relação à aprovação de um projeto de lei pela Assembleia Legislativa do Piauí. Em seguida, deve ser encaminhado pedido à Secretaria do Tesouro Nacional e ao Senado", relatou o superintendente de Relações Internacionais do Governo do Piauí, Sérgio Vilela.

Norbert Schmidt ressaltou que a aprovação da operação pelo Governo alemão deve-se ao bom momento vivido pela economia piauiense. ?Temos parcerias com estados como o Ceará, que tem um perfil parecido. As necessidades são grandes e a dinâmica econômica do Piauí hoje é muito boa. O Estado está girando recursos suficientes para contratar esse tipo de operação?, avaliou.

A expectativa do Governo e da MLW é de que o helicóptero UTI chegue ao Piauí em março ou abril de 2011. ?Poderemos adquirir ainda tomógrafos, aparelhos de ressonância magnética, equipamentos para laboratórios da Uespi e para o Corpo de Bombeiros?, enumerou Sérgio Vilela.

A MLW Intermed é uma empresa alemã que atua em vários países financiando a aquisição de equipamentos modernos - sem similares fabricados no Brasil, para diversas áreas de atuação governamental, como saúde, segurança, educação. No Brasil, esta empresa já fez contratos com os estados de São Paulo, Ceará e Santa Catarina.

?Recentemente, fechamos contratos importantes com o Governo de São Paulo para a compra de equipamentos para várias faculdades. E no Ceará, por exemplo, já temos dois projetos implantados há algum tempo?, disse Norbert Schmidt.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br