Governo do Piauí lançará aplicativo Gestão Transparente na terça

O programa funcionará como uma espécie de rede social

O Governo do Estado, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), lançará, na próxima terça-feira (7), o aplicativo Gestão Transparente. O programa, que funcionará como uma espécie de rede social, visa aumentar a interação com a população, possibilitando o acesso fácil às ações do governo e disponibilizando mais um canal de comunicação para envio de sugestões, elogios, críticas e denúncias. 

A CGE e integrantes do projeto Centro Unificado de Informação Aplicada (Cuia), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), foram responsáveis por desenvolver o aplicativo que inclui funções semelhantes às redes sociais, podendo o cidadão curtir, comentar e compartilhar as ações do governo, além de enviar áudios, vídeos, textos e fotos em suas manifestações.

A Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCom) e a Ouvidoria-Geral do Estado também fazem parte da gestão do aplicativo. Na ocasião, será assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre os órgãos envolvidos, definindo as atribuições de cada um para o gerenciamento do sistema.

Nuno Bernardes
Nuno Bernardes

“Foi uma diretriz do governador Wellington Dias para que a controladoria encontrasse um mecanismo para tornar a gestão pública mais próxima do cidadão, clara e transparente. Esse aplicativo é uma ação do Estado, não só da controladoria, envolvendo também a CCom e Ouvidoria do Estado”, enfatizou o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes. 

O controlador ressalta ainda que as funções de cada órgão envolvido foi bem definida. “Esse aplicativo terá três diretrizes: o Estado vai poder divulgar suas ações, isso ficará a cargo da Coordenadoria de Comunicação; o cidadão vai poder ter acesso aos dados financeiros e fiscais do Estado, função que ficará a cargo da controladoria, uma vez que esses dados são extraídos do Portal da Transparência; e a terceira funcionalidade é que o cidadão vai poder fazer elogios, críticas, reclamações e sugestões. Isso ficará a cargo da Ouvidoria”, detalha Nuno.

O evento será na terça-feira (7), às 7h30, no Palácio de Karnak, e contará com a presença do governador do Estado, Wellington Dias. A ferramenta estará disponível na Play Store, loja online de aplicativos do Google, e poderá ser baixado gratuitamente por meio de aparelhos móveis como celular e tablet.  

Fonte: Ccom