Governo e Prefeitura de definem as prioridades do PAC

O secretário municipal de Planejamento, João Alberto, iniciou a reunião abrindo espaço para propostas do Governo.

Representantes do Governo e da Prefeitura de Teresina reuniram-se na tarde desta terça-feira (23) para começar um entendimento sobre os projetos a serem apresentados ao Governo Federal para PAC Mobilidade.

O secretário municipal de Planejamento, João Alberto, iniciou a reunião abrindo espaço para propostas do Governo. O assessor da Coordenação Estadual do PAC, Cézar Fortes frisou que o Estado está disposto a ajudar e o interesse de todos é melhorar o transporte público da capital

O presidente da Companhia Metropolitana de Teresina, Marcos Silva e o diretor administrativo da Companhia, Antônio Sobral estiveram presentes e apresentaram duas ideias de projetos para o metrô de Teresina. A primeira é voltada para a ampliação da linha férrea no sentido centro-sul e a segunda visa o melhoramento da via ferroviária existente com a aquisição de veículos, equipamentos para modernização, construção de novas estações e reforma das atuais.

De acordo com Cezar Fortes, nada está fechado, ainda. ?Estamos em uma fase de discussão dos projetos, tanto Estado como prefeitura terão que apresentar estudos que justifiquem a escolha e a viabilidade das propostas?.

A Prefeitura também está trabalhando na seleção dos melhores projetos. Inicialmente, os recursos do PAC Mobilidade estão previstos para a construção dos terminais de integração, construção de corredores viários, vias exclusivas, dentre outros.

João Alberto lembrou a exiguidade de tempo para a inscrição do projeto no site do Ministério das Cidades que encerra dia 03 de abril. Um segundo encontro foi agendado para o dia 11 de março quando serão apresentados projetos concretos para serem analisados.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br