Governo estadual adia entrega de escavadeiras para esperar Dilma

A entrega das máquinas, que havia sido marcada para o dia 27 de abril, foi adiada e ainda não tem data definida.

Mais de 90 municípios do Piauí devem receber retroescavadeiras para a construção e reparos de estradas no interior do Estado. A entrega das máquinas, que havia sido marcada para o dia 27 de abril, foi adiada e ainda não tem data definida. As máquinas foram adquiridas através do Programa de Aceleração do Crescimento ? PAC 2. Em todo o Brasil, o MDA selecionou 1.300 municípios para receber os aparelhos.

De acordo com delegado do MDA no Piauí, Pedro Calisto, a iniciativa tem o objetivo de melhorar a infraestrutura e a recuperação de estradas vicinais para escoamento da produção e circulação de bens em municípios com até 50 mil habitantes.

?Com a entrega das retroescavadeiras, municípios como Amarante, Barras, Campo Maior, José de Freitas, Luzilândia, Oeiras, Paulistana, Pedro II, Piracuruca, São João, São Raimundo Nonato e União, entre vários outros, serão beneficiados?, destaca.

O delegado esclarece que a mudança na data de entrega das máquinas se deu pelo fato de a presidente Dilma Rousseff vir ao Piauí para participar da solenidade de entrega. ?Está previsto que a presidente venha fazer a entrega das retroescavadeiras, que se encontram no Centro de Formação de Praças da Polícia Militar (Cefap), a data ainda não está certa, mas creio que será logo?, explica.

Para receber as máquinas, os municípios tinham como pré-requisitos ter menos de 50 mil habitantes, pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do município e possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados e distribuição mais equilibrada entre as regiões brasileiras.

Até o momento, o MDA entregou 442 máquinas, que vão beneficiar 456 municípios, alguns municípios recebem os equipamentos em consórcio. A meta do MDA é entregar 1.275 retroescavadeiras e 12 motoniveladoras a 1.299 municípios de todo o país até julho de 2012.

Fonte: Aline Damasceno