Grandes temas dominam o debate para prefeito de Teresina

O debate aconteceu na terça-feira (16), pela Rede MN

O debate da Rede Meio Norte, realizado das 13h às 16h e intermediado pela apresentadora Maia Veloso, foi completamente simbólico. Foi o primeiro debate realizado nas eleições municipais deste ano; marcou o início da campanha eleitoral para prefeito de Teresina porque a Legislação Eleitoral marcou para o dia 16 de agosto a largada oficial da campanha para cargos majoritários e proporcionais e, o mais destacado, foi um debate realizado no dia do aniversário dos 164 anos de Teresina. 

Foi neste clima de expectativa que a Rede Meio Norte realizou, com grande sucesso, sem erros e com uma grande participação de internautas, de vereadores e de militantes, o primeiro debate entre o prefeito de Teresina e candidato à reeleição, Firmino Filho (PSDB); o deputado estadual Doutor Pessoa (PSD); o jornalista Amadeu Campos (PTB); e o microempresário Quem Quem (PTN).

O debate da Rede Meio Norte discutiu com os candidatos à Prefeitura de Teresina vários temas importantes para a vida cotidiana dos teresinenses, mas principalmente as obras de mobilidade urbana e o atraso na implantação da cobertura do saneamento básico, que é de apenas 18% na capital piauiense. O confronto de ideia movimentou a internet e entrou nos “trending topics” do Twitter.

Debatendo mobilidade urbana, saneamento básico, saúde pública e a crise financeira, o prefeito Firmino Filho e o jornalista Amadeu Campos terminaram polarizando o debate. Bem diferente de suas entrevistas aos veículos de comunicação, Doutor Pessoa terminou não sendo muito enfático; trocou a sigla HVG (Hospital Getúlio Vargas) por HIV e disse que esqueceu o nome de um prefeito de Teresina que ia citar em sua intervenção, aparentemente o ex-prefeito Francisco Gerardo, do PSDB. Quem Quem emocionou as pessoas quando lembrou que sua mãe, a aposentada Senhorinha Costa Oliveira, de 81 anos, está internada em estado grave de saúde, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) , mas preferiu participar do debate porque defende os teresinenses.

Ele usou frases de efeito para criticar Firmino Filho e os outros debatedores, a quem chamou de “farinha do mesmo saco”. Participaram do debate os candidatos Firmino Filho, Amadeu Campos, Doutor Pessoa e QuemQuem porque a Legislação Eleitoral determina que devem participar do debate os candidatos com partidos políticos com representação de pelo menos nove parlamentares na Câmara dos Deputados.

A Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, (OAB-PI) esteve presente no debate entre os candidatos a prefeito de Teresina. A comissão com três representantes da instituição julgou os direitos de resposta pedidos pelos candidatos durante o debate. A comissão foi formada pelos advogados Francisco Couto, Kézimo Luz e Raquel Dantas.

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Fonte: Efrém Ribeiro