Guedes anuncia a criação da 1ª Apae Rural do Piauí

A primeira Apae Rural do Estado funcionará no município de Colônia do Piauí, que fica localizada a 26 km de Oeiras

O diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PI), Francisco Guedes, anunciou, no último domingo (21), a criação da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Rural no Piauí. O anúncio foi feito durante a solenidade de inauguração das novas instalações do Hospital Regional Deolindo Couto, no município de Oeiras, a 268 km de Teresina.

A primeira Apae Rural do Estado funcionará no município de Colônia do Piauí, que fica localizada a 26 km de Oeiras, e será implantada através de parceria entre o Emater, a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Programa Crédito Fundiário no Piauí e, ainda, com a Prefeitura Municipal de Colônia e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

O município já possui uma associação de pais e amigos dos excepcionais coordenada por Nazaré e Nazareno Aguiar. ?Eles lutam incansavelmente por essa aquisição?, diz Guedes. ?Buscamos o apoio de dona Rejane Dias, secretária da Seid, para que pudéssemos montar essa Apae Rural e, hoje, conseguimos uma Apae exclusiva para os que vivem no campo.

Inclusão no campo

A montagem da primeira Apae Rural encontra-se em fase conclusiva e a inauguração deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano, equipada com casa, água encanada, energia elétrica a apoio a projetos produtivos.

?Os projetos na área de assistência técnica e extensão rural devem beneficiar, exclusivamente, pessoas com deficiência?, explica Guedes, reforçando que através disso estará se aplicando a inclusão social no campo. ?Que eles possam trabalhar, seja numa horta comunitária, seja na agroindústria do caju, seja no beneficiamento de doce ou cajuína, da polpa do caju?, comenta o diretor-geral, enfatizando que o importante é que seja em alguma atividade onde se descubra seus potenciais.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br