“Hoje a demanda interna é maior do que se produz”, enfatiza o Deputado Uchôa

A Audiência Pública “Aproveitamentos hidrelétricos do Rio Parnaíba” que debateu e analisou as questões ambientais e socioeconômicas

A Audiência Pública ?Aproveitamentos hidrelétricos do Rio Parnaíba? que debateu e analisou as questões ambientais e socioeconômicas aconteceu nesta quarta feira, dia 10. Participaram do evento o Deputado Antonio Uchôa, o Deputado Chico Leitoa, o Secretário de Meio Ambiente Dalton Macambira, representando o governador Wellington Dias, dentre outras autoridades.

Esta audiência é parte de uma seqüência de audiências desta natureza com o intuito de conscientizar a população para a importância da construção das hidrelétricas. O projeto prevê a construção de cinco usinas, com capacidade de 470 mil megawatts, duas vezes a capacidade de Boa Esperança. Em média 16 mil pessoas terão de deixar suas casas, mais de quatro mil piauienses. No total, o custo está estimado em R$ 2 bilhões.

Segundo o Deputado Antonio Uchoa, existe uma resistência interna daqueles que prezam pelo meio ambiente e, da população que reside por aquelas regiões. ?Isto gera um debate entre a população, estudiosos, empresários e presidentes da Associação dos Moradores de algumas regiões. Mas é importante que todos saibam que o governo vai instalar as famílias em locais seguros e, se necessário, com um espaço próprio para a agricultura?, explica.

Uchôa foi convidado para compor a mesa de honra do evento por ser Engenheiro Elétrico mas, principalmente, por levantar questões sobre a energia do estado como o Programa Luz Para Todos, por exemplo. ?Hoje o Piauí importa energia e tem capacidade de produzir tanto no rio Parnaíba como através dos demais?, frisou.

A Audiência Pública foi uma oportunidade de justificar para a população a importância da hidrelétrica e, também, para ouvir os questionamentos ali levantados. Hoje a demanda interna é maior do que se produz e a conseqüência é uma energia com preços mais altos para o consumidor. ?Foi importante ouvirmos a população pois foi enfatizado o que estas construções vai causar na vida dos moradores da região?, complementa Uchôa.

De acordo com o Deputado a construção das hidrelétricas tornará o Estado forte para competir no mercado. ?São 5 hidrelétricas e isto é muito importante para o Piauí. Após a construção o Estado terá mais autonomia na produção de energia elétrica. Mas é considerável analisar a situação daqueles que ali construíram suas vidas e histórias. Este evento foi uma oportunidade de verificarmos o que a população contesta, através de um espaço democrático e preceitos ambientais, como também para mostrar a toda a sociedade o que realmente esta acontecendo e a importância deste projeto para o nosso Piauí. Desta forma caminharemos em busca de um nivelamento tecnológico?, finalizou Antonio Uchôa.

Fonte: Ascom