Hoje: Wilson e Sílvio se enfrentam em debate na TV MN

Hoje: Wilson e Sílvio se enfrentam em debate na TV MN

No primeiro turno, a TV Meio Norte realizou três debates com os candidatos a governador

Faltando 10 dias para a eleição no segundo turno, o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte realiza o debate decisivo entre os candidatos que disputam o comando do Palácio de Karnak: o ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB) e o governador Wilson Martins (PSB). O jornalista e apresentador da TV Meio Norte, Silas Freire, mediará o debate ao vivo no auditório Francisco Carlos Jansen, a partir das 20h. O editor-chefe do Jornal Meio Norte, Arimatéa Carvalho, o editor de Política, Ananias Ribeiro, a apresentadora Maia Veloso e o jornalista Efrém Ribeiro também participarão do debate com perguntas. Além deles, haverá a participação popular nos questionamentos aos dois postulantes ao Governo estadual.

No primeiro turno, a TV Meio Norte realizou três debates com os candidatos a governador, com cobertura completa do Portal e do Jornal Meio Norte. Dois advogados especialistas em direito eleitoral indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI), e um assessor jurídico do Meio Norte estarão auxiliando no debate, decidindo sobre os direitos de resposta no caso de críticas pessoais a qualquer dos candidatos. Durante o debate, a apresentação de documentos por parte dos debatedores não será permitida em nenhuma hipótese.

Wilson Martins ressalta que o debate é válido para o fortalecimento da democracia. ?Os debates servem para o eleitor conhecer de fato quem é quem nestas eleições. Proporcionam o enfrentamento de adversários sob aprovação do povo do Piauí. A população vai ver quem realmente fez algo de positivo para o Estado?, afirmou o socialista, acrescentando que irá adotar como estratégia uma ?política propositiva?.

O governador disse ainda que as críticas pessoais não contribuem para que o eleitor faça sua escolha. ?Precisamos falar de propostas e não ataques pessoais. Fiz uma política limpa desde o meu primeiro dia de campanha. Vou sair de cabeça erguida; espero que as propostas para o Piauí falem mais alto e que o povo saiba escolher quem realmente é o melhor para o desenvolvimento do Estado?, garantiu.

Para Sílvio Mendes, o debate é uma boa oportunidade de expor as ideias de cada candidato de forma direta, e também do confronto de ideias, ?de cada um mostrar aquilo que fez, o que sabe fazer e o que pode fazer pelo Estado e o seu povo?. ?Agora no segundo turno, com apenas dois concorrentes, são dois estilos totalmente diferentes que estarão sendo colocados, dois modos de fazer política e gestão pública. Eu acredito na capacidade do telespectador de analisar cada um dos candidatos e avaliar aquele que se sair melhor e quem está mais preparado para governar o estado e cuidar daquilo que é de todos?, argumentou.

O tucano ressaltou ainda que o fundamental em debates é apresentar propostas, mostrando como se pode fazer. ?Na prática é um jogo da verdade. Sendo apenas dois candidatos torna-se um debate mais direto, onde é possível aprofundar mais os temas, detalhar mais as propostas e apresentar as ideias para o Piauí nos próximos anos?, frisou Mendes.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte