Horário eleitoral recomeça no sábado em 50 cidades brasileiras

Além de 17 capitais, outros 33 municípios com mais de 200 mil eleitores não decidiram as eleições no domingo

Nas 50 cidades do país que terão segundo turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estipula que o horário eleitoral gratuito deve começar até o próximo sábado, dia 13. Na capital paulista, contudo, os eleitores só reencontrarão José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) a partir de segunda-feira. O início foi adiado depois de um acordo entre a Justiça Eleitoral, as emissoras de TV e as equipes dos candidatos.

No segundo turno, cada candidato terá direito 10 minutos em cada um dos blocos de programa. O candidato que teve mais votos no primeiro turno inicia a propaganda. O horário eleitoral gratuito é exibido à tarde e à noite na televisão e de manhã e à tarde no rádio. A propaganda eleitoral segue até o dia 26 de outubro.

Além de 17 capitais, outros 33 municípios com mais de 200 mil eleitores não decidiram as eleições no domingo. Os eleitores dessas cidades voltarão às urnas no próximo dia 28 para eleger seu prefeito.

No primeiro turno, os eleitores tiveram 3.060 minutos de horário eleitoral para assistir. De 21 de agosto a 4 de outubro, foram 51 dias de propaganda, com dois programas diários de 30 minutos cada. As pequenas inserções diárias, de apenas 30 segundos, tomaram mais tempo do que se imagina: somadas as 2.700 inserções, os candidatos tiveram 81 mil segundos, quase 24 horas em doses homeopáticas.

Fonte: Extra