Deputado federal Hugo Napoleão representa o Brasil na OMC; veja

A OMC ocupa hoje um lugar de destaque no mundo globalizado.

O deputado federal Hugo Napoleão foi eleito para representar a União Parlamentar Internacional junto a Organização Mundial do Comércio (OMC), na Suíça. A escolha foi feita durante a 126ª reunião da UPI realizada em Kampala, em Uganda.

A OMC ocupa hoje um lugar de destaque no mundo globalizado no mesmo nível dos órgãos financeiros internacionais como o FMI e o Banco Mundial. Ela foi criada em 1995 e esta sediada em Genebra, na Suíça. A OMC é composta por 150 países e o órgão tem como finalidade impor regas e normas para estabelecer um entendimento entre os países e as instituições internacionais que trabalham no campo econômico e atua também como fórum para que representantes de diferentes governos discutam acordos e resolvam disputas comerciais.

A OMC tem como uma das principais funções intermediar quando dois países geram conflitos por motivos comerciais provocados por medidas protecionistas de um dos lados. Conflito deste tipo ocorreu em 2001 quando a empresa canadense Bombardier acionou a organização porque se sentiu prejudicada. Segundo a Bombardier, a empresa Embraer estaria sendo custeada pelo governo brasileiro procedimento este vai contra as regras da OMC. A maior dificuldade hoje que a Organização Mundial do Comércio encontra estão relacionadas ao protecionismo.

Fonte: Jornal Meio Norte