Ideli Salvatti assume a Secretaria de Relações Institucionais

Luiz Sérgio deve ocupar o cargo que antes era de Ideli, assumindo o Ministério da Pesca e Aquicultura

O ministro Luiz Sérgio deixou nesta sexta-feira a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e será substituído no cargo pela ex-senadora e atual ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti. Os dois devem se manifestar sobre a troca realizada pela presidente Dilma Rousseff no final da tarde de hoje.

Luiz Sérgio deve ocupar o cargo que antes era de Ideli, assumindo o Ministério da Pesca e Aquicultura. Uma nota sucinta divulgada pela Presidência da República confirmou o convite da presidente para Ideli assumir a secretaria e anunciou as posses dos dois para a próxima segunda-feira.

A movimentação em torno de um nome para substituir Luiz Sérgio na articulação política do governo intensificou-se esta semana, depois da saída de Antonio Palocci da Casa Civil e da nomeação da senadora Gleisi Hoffmann para sucedê-lo. Com a saída de Palocci, criou-se uma lacuna na articulação política, que não poderia ser preenchida pela senadora, que terá uma gestão técnica à frente da Casa Civil.

Com o ganho de poder no cargo de Luiz Sérgio, vários nomes da Câmara dos Deputados foram cogitados para assumir a articulação, entre eles o do líder do governo, Cândido Vaccarezza (SP), o do ex-presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), e o do deputado Pepe Vargas (RS). O deputado peemedebista Mendes Ribeiro (RS) também foi lembrado. Vaccarezza chegou a ser dado como favorito, mas o nome de Ideli foi o escolhido pela presidente.

A troca foi acertada em encontro no Palácio do Planalto, nesta sexta. Pela manhã, a presidente Dilma Rousseff participou de uma cerimônia da Marinha e Ideli sentou-se atrás da presidente, que também teve a companhia de Vaccarezza e Marco Maia no evento.



Fonte: Terra, www.terra.com.br