Indicado por Dilma, Luiz Fux toma posse hoje no Supremo Tribunal

Indicado por Dilma, Luiz Fux toma posse hoje no Supremo Tribunal

Novo ministro assume sete meses após saída de Eros Grau e deve decidir casos importantes

O STF (Supremo Tribunal Federal) estará novamente completo a partir das 16h desta quinta feira (3). Com a posse do carioca Luiz Fux, de 57 anos, a Corte retorna à sua composição original de 11 ministros. Fux foi indicado pela presidente Dilma Rousseff no dia 1º de fevereiro e assume o cargo quase sete meses após a aposentadoria do ex-ministro Eros Grau. A falta de um ministro durante este período acabou inviabilizando o julgamento de vários casos complexos, como o Ficha Limpa e a extradição do italiano Cesare Battisti.

Durante seu discurso na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, na qual foi aprovado por unanimidade, Fux chegou a se emocionar e afirmou que havia se preparado a vida inteira para assumir uma cadeira no STF.

- Esse para mim é um momento de realização de um sonho pessoal, um sonho que me provou que a maior capacidade do ser humano é transformar seus sonhos em realidade. Me preparei para isso a vida inteira. São 30 anos na magistratura, são 30 anos nessa ponte por onde passam todas as misérias. Dediquei a minha vida por isso.

Juiz de carreira, Luiz Fux iniciou no meio jurídico aos 23 anos, como advogado da Shell do Brasil. Passou em primeiro lugar no processo seletivo da empresa. Três anos depois, foi aprovado, também em primeiro lugar, em um concurso para o Ministério Público do Rio de Janeiro. Aos 29 anos, mais uma vez na primeira colocação, tornou-se juiz, alcançando o posto de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado 14 anos depois.

Fux chegou ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) por indicação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2001. Na Corte, especializou-se em processos envolvendo Direito Civil e direitos humanos e, mais recentemente, presidiu a comissão de reforma do Código de Processo Civil, no Senado.

O STF calcula que cerca de 4.000 pessoas devem comparecer à posse de Luiz Fux, entre elas a presidente Dilma Rousseff. Os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), também devem prestigiar a cerimônia.

Fonte: R7, www.r7.com