Início do governo Obama tem 68% de aprovação, diz pesquisa

Início do governo Obama tem 68% de aprovação, diz pesquisa24 de janeiro de 2009 • 18h41 •

Uma pesquisa divulgada neste sábado pela empresa Gallup confirmou que 68% dos americanos aprovaram os primeiros dias de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos.

O número é o maior entre os oito últimos ocupantes da Casa Branca, mas não supera os 72% de aprovação de John F. Kennedy em 1961.

Entretanto, Kennedy registrou esta marca após três semanas à frente do país, enquanto a enquete sobre Obama inclui apenas três dias - de 21 a 23 de janeiro.

Atrás de Kennedy estão Dwight Eisenhower, também com 68% de aprovação, e Jimmy Carter, com 66%.

Richard Nixon obteve 59%, Ronald Reagan e George H. W. Bush ficaram com 51% cada um, e Bill Clinton, com 58%. George W. Bush, antecessor de Obama, teve 57%.

A pesquisa também revela que apenas 12% da população se mostraram contra a gestão do 44º presidente dos EUA. Segundo a Gallup, este número é abaixo do normal nesta fase do mandato.

A empresa ressaltou ainda que tanto Bill Clinton como George W.

Bush iniciaram seus primeiros mandatos com rejeição maior que Obama, com 20% e 25%, respectivamente.

O percentual de aprovação para os presidentes aumenta tradicionalmente depois dos 100 primeiros dias de mandato, já que os americanos passam a conhecer mais suas ideias e políticas. A única exceção foi com Carter e Clinton.

Foram entrevistadas 1.591 pessoas. A empresa promete uma pesquisa mais detalhada sobre Obama para 26 de janeiro, e divulgará a partir de agora todos os dias novas enquetes sobre o novo presidente americano, baseadas em estudos feitos sempre de três em três dias

Fonte: Terra, www.terra.com.br