Irã diz que 15 países participarão de sua cúpula nuclear

O Irã não participa do encontro na capital dos EUA

O Irã afirmou hoje que ministros das Relações Exteriores de 15 países participarão de uma conferência sobre desarmamento nuclear, marcada para os dias 17 e 18 em Teerã. A conferência na capital iraniana ocorre apenas alguns dias após um encontro sobre segurança nuclear em Washington, nos Estados Unidos, com a presença de mais de 40 líderes mundiais.

"Os ministros das Relações Exteriores de 15 países e mais de 200 convidados estrangeiros participarão da conferência em Teerã", afirmou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores. Ele não citou quais países participariam. Segundo o funcionário, a intenção do encontro é combater "genuinamente o uso de armas nucleares no mundo de hoje". O porta-voz criticou o encontro em Washington, lembrando que os EUA mantêm um dos maiores estoques de armas nucleares do mundo.

O Irã não participa do encontro na capital dos EUA, nação que pressiona a comunidade internacional para sancionar Teerã por seu programa nuclear. O governo iraniano afirma ter apenas fins pacíficos, mas Washington e seus aliados temem que o país busque secretamente produzir armas nucleares. O Irã já foi alvo de três rodadas de sanções no Conselho de Segurança da ONU. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Yahoo