J. César pede urgência no plebiscito sobre criação do Gurguéia

Segundo o parlamentar, o projeto de divisão do Piauí está pronto para ser incluso na pauta de votação do plenário da Câmara deste o ano de 2006.

O deputado federal Júlio César protocolou ontem, na Secretaria Geral da Mesa da Câmara Federal, um requerimento em que solicita urgência na apreciação do Projeto de Decreto Legislativo, que convoca a realização de um plebiscito para discutir a criação do Estado do Gurguéia. O parlamentar afirmou que o pedido já possui a aprovação de 337 deputados entre governistas e opositores.

Segundo o parlamentar, o projeto de divisão do Piauí está pronto para ser incluso na pauta de votação do plenário da Câmara deste o ano de 2006. ?Nós já contamos com o total de 200 assinaturas a mais do que prevê o Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Temos o apoio de 73% dos deputados para que esse plebiscito seja realizado?, comentou.

Durante reunião na Assembléia Legislativa do Estado, o deputado defendeu a divisão do Piauí ao afirmar que a receita do atual Estado terá um crescimento de quase 100%. Júlio César apresentou cálculos em que demonstra que o aumento passaria de R$ 1,8 bilhão para R$ 3,4 bilhões, o que corresponde ao total dos repasses dos Fundos de Participação do Estado (FPE) e dos Municípios (FPM).

O parlamentar justificou o pedido de urgência na apreciação do projeto de divisão do Estado, ao afirmar que dessa forma serão dispensadas as exigências e formalidades regimentais para que a proposição seja apreciada de forma imediata. ?Essa é a forma mais democrática para que o povo do Piauí possa decidir se deseja ou não a divisão?, disse.

Júlio César defendeu que a criação do Gurguéia só trará benefícios para a população do Piauí. ?Para se ter uma ideia, o Piauí recebe hoje 4,32% de FPE e, com o novo Estado, passará a receber 3,99%, o mesmo percentual que ficará com o Gurguéia, de acordo com os novos critérios de distribuição do fundo que estamos propondo?, assinalou.

Fonte: Lídia Brito