José Alencar está de bom humor após cirurgia de 6 horas

O assessor afirmou ainda que José Alencar está bem humorado e, pela manhã, quis saber das notícias pela televisão

O presidente da República em exercício, José Alencar, está se recuperando bem da cirurgia a que se submeteu ontem (9) para o tratamento de obstruções intestinais, disse na tarde de hoje o chefe de gabinete da vice-presidência, Adriano Silva.

O assessor afirmou ainda que José Alencar está bem humorado e, pela manhã, quis saber das notícias pela televisão. "A cirurgia foi muito bem sucedida e, hoje pela manhã, por volta das 6h30, ele pediu que fosse ligada a televisão porque queria ver as noticias", disse. Segundo o chefe de gabinete, o vice-presidente fez várias cobranças de "assuntos que estavam na pauta desde ontem". "Esse é o espírito de Alencar.

 Ele está muito animado, muito otimista e vai dar certo", afirmou. José Alencar continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Hoje, um boletim médico afirmou que ele "está evoluindo de maneira satisfatória, estando bem disposto e acordado". O presidente em exercício foi internado na quarta-feira à tarde após sentir fortes dores abdominais quando ainda estava em Brasília. Na operação de ontem, os médicos desobstruíram uma das alças de seu intestino delgado e retirou dez dos 18 tumores que ele tem na região.

Após a cirurgia, os médicos afirmaram que Alencar se comportou bem durante a operação. A expectativa é de que ele fique na UTI por dois dias e em seguida permaneça por aproximadamente dez dias em recuperação em um quarto. "Vai depender de como o organismo dele reagir: uma semana, dez dias, um pouco mais [de internação]", afirmou o cirurgião Raul Cutait em entrevista coletiva Evolução da doença Alencar descobriu que tinha câncer em 1997, quando após um check-up foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano. Em 2000, uma nova cirurgia retira um tumor na próstata.

Depois da retirada de outros nódulos, agora no abdômen, Alencar é diagnosticado com câncer no intestino. Em janeiro deste ano, ele enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar ficou internado 22 dias após a operação. Contrariando as expectativas, no entanto, os exames seguintes apontaram a volta de 18 tumores na região. Uma nova cirurgia foi descartada e os médicos optaram por um remédio em fase de teste no Centro Oncológico MD Anderson.

Lula O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna hoje ao Brasil depois de uma semana de viagem ao exterior. Ele deve visitar o presidente em exercício, José Alencar, amanhã.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br