José Alencar retorna após tratamento nos Estados Unidos

Alencar viajou para Houston (Texas) na última terça-feira (26) para tentar se qualificar para um tratamento experimental

O vice-presidente José Alencar retorna amanhã ao Brasil após participar nos Estados Unidos de um tratamento experimental contra o câncer. A previsão é que ele desembarque em Brasília no início da noite e dê continuidade ao tratamento no Brasil, segundo sua assessoria.

Alencar viajou para Houston (Texas) na última terça-feira (26) para tentar se qualificar para um tratamento experimental no centro oncológico M.D. Anderson. No dia seguinte, ele fez exames preliminares que aprovaram sua participação no tratamento.

O vice-presidente luta desde 1997 contra a doença e passou por duas cirurgias nos últimos três anos. Menos de quatro meses após sua última operação, em janeiro, exames indicaram a volta de tumores malignos no abdome.

O oncologista Paulo Hoff, que acompanha Alencar nos Estados Unidos, disse antes de embarcar que o tratamento é feito com dois medicamentos que estão em fase de testes. Ele explicou que os remédios são novos e não têm nome, mas que vêm mostrando mais eficiência no tratamento contra o sarcoma --tipo de câncer do vice-presidente-- do que as drogas usuais.

Segundo o oncologista, são drogas que atuam na causa do sarcoma em si, na célula que provocou a formação do tumor, e não na célula cancerosa. Hoff afirmou ainda que o objetivo principal do tratamento é controlar a doença.

Ontem, ao deixar o hotel com destino ao hospital onde faz o tratamento, Alencar se mostrou otimista. "Vai dar certo, se Deus quiser", afirmou o vice-presidente.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br