Jovens de Miguel Alves recebem oficinas e palestras em encontro

Também não ficou de fora a formação política e informações sobre projetos voltados para a juventude.

Oficinas de dança, cursos de bijuterias , maquiagem e penteados foram algumas das atividades realizadas durante encontro realizado pela assessoria do gabinete do deputado João de Deus (PT) e membros da Associação de Jovens da Comunidade Morro de Areia e Adjacências, em Miguel Alves. Cerca de 40 jovens também participaram de palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis, ministrada pela secretária municipal de Saúde, Leila Andrade.

Como o índice de usuários de drogas cresce em Miguel Alves, um dos pontos altos do encontro foi passado pelo representante do Grupo de Jovens do Dirceu (Teresina), Francisco Rodrigues. O jovem, que já foi dependente químico, contou sua experiência de vida e como conseguiu se recuperar do vício.

Também não ficou de fora a formação política e informações sobre projetos voltados para a juventude. De acordo com o assessor parlamentar e coordenador do encontro, Ismael Sales, o governo federal atualmente tem 19 programas para essa área, como os Pontos de Cultura. No entanto, disse ele, o município só possui o Pró Jovem.

?Eles sequer conheciam a existência dos programas, daí a necessidade de estarem organizados em associações. A Petrobrás, por exemplo, abre a possibilidade de acesso a R$ 700 mil para cultura e educação. A Caixa Econômica também financia projetos na área da cultura no valor de R$ 50 mil. É preciso conhecer para conseguir os benefícios. Por isso, o mandato do deputado João de Deus vem trabalhando pelo fortalecimento da juventude em vários municípios.?, agradecendo também o apoio do ex-secretário de Fazenda, Antônio Neto e do secretário de Saúde, Assis Carvalho.

O encontro foi encerrado com partida de futebol e grande festa de confraternização envolvendo jovens de outras comunidades, como São Jerônimo, Porto Designo, Vila Mangueira e Pé da Ladeira.

Fonte: Ascom