Legislativo: Novo presidente da Alepi será escolhido em junho

Regimento Interno da Alepi pode ser alterado

O Projeto de Resolução de autoria do deputado estadual Cicero Magalhães (PT) que altera o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Piauí na parte que dispõe sobre a eleição da Mesa Diretora, foi aprovado ontem na Casa.

O relator foi o deputado Antonio Félix (PSD). Na Comissão de Constituição e Justiça o projeto teve voto contrário da deputada Flora Izabel (PT). No plenário, votaram contra a proposta os petistas Rejane Dias, João de Deus e Flora Isabel, além do deputado Luciano Nunes (PSDB).

Também foi aprovada uma Emenda do deputado Mauro Tapety (PMBD) que estabelece a reunião preparatória para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na primeira sessão de junho, já que no projeto original de Magalhães essa reunião estava prevista para maio.

A eleição para substituir Themístocles Filho (PMDB) na presidência do Poder Legislativo deveria ocorrer apenas em 2012. A Resolução altera a redação do parágrafo 2 º, do artigo 2, da resolução 429, de 15 de dezembro de 2010, que trata sobre a reunião preparatória para a eleição da Mesa, e ainda o parágrafo 7 º.

O parlamentar petista justifica que após o estudo do Regimento Interno da Casa entendeu que em virtude da possibilidade de reeleição para o cargo de presidente da Mesa Diretora da Assembleia, seria ?razoável fazermos um ajuste no artigo 7 º do regimento para dar maior flexibilidade política aos parlamentares no que se refere ao momento adequado para se processar a eleição da Mesa?.

O atual presidente, Themístocles Filho poderá ser beneficiado com a Resolução, caso haja consenso para que seu nome seja colocado novamente na disputa à reeleição pela segunda vez. O projeto de Resolução foi encaminhado em abril, pelo deputado Cícero Magalhães.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte