Lei garante abatimento de 70% nas contas de energia

O deputado João de Deus (PT), autor da proposta, disse estar preocupado com a falta de chuvas este ano e com a possibilidade de queda na produção.

Garantir subsídio para irrigação aos pequenos produtores e divulgar Lei estadual que garante abatimento na conta de energia para agricultura são temas a serem debatidos na audiência pública que será realizada hoje, às 15h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O deputado João de Deus (PT), autor da proposta, disse estar preocupado com a falta de chuvas este ano e com a possibilidade de queda na produção.

?Em todo o Piauí são aproximadamente 300 barragens, mas elas só beneficiam as pessoas que estão mais próximas. EUA e Europa subsidiam a irrigação e nós defendemos que isso aconteça aqui também com os pequenos produtores. Eles se queixam da alta conta de energia nos projetos irrigados. O que muitos não sabem e queremos divulgar com mais ênfase é que uma Lei estadual garante desconto de até 70% nessa conta, através de requerimento junto ao Emater?, destacou.

A idéia central do encontro é colher informações junto aos mais diversos segmentos ligados à agricultura e levar propostas aos governos federal e estadual. João de Deus entende que, emergencialmente, é preciso garantir alimentos e abastecimento através de carros-pipa, no entanto, medidas duradouras devem ser debatidas como forma de garantir uma melhor convivência do homem do campo com a estiagem, sobretudo no semi-árido.

Foram convidados para a audiência pública a FETAG, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, CCPR, Emater, Conab, trabalhadores rurais, Banco do Nordeste, Embrapa, Crédito Fundiário e Programa Semi-Árido (Casa do Semi-Árido), entre outros. O encontro é promovido através da Comissão de Infra-Estrutura da Assembleia Legislativa.

Fonte: Ascom