Líder do Governo ressalta em discurso importância do Matopiba

Segundo ele, Piauí tem ainda 12 milhões de hectares sem cultivo

O líder do Governo, deputado João de Deus (PT) registrou a visita da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, na última sexta-feira, destacando a criação da região agrícola do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, com a finalidade de acelerar a produção agrícolas nessas áreas, basicamente a soja, o algodão e o milho.

Segundo o deputado, o Piauí tem ainda 12 milhões de hectares sem cultivo. João de Deus manifestou sua preocupação com a preservação do meio ambiente, especialmente as nascentes do rio Parnaíba, e com a participação das famílias na produção agrícola, diate da colocação da ministra, de que apenas 10% dos produtores rurais participam atualmente, mas que é possível fazer crescer a classe média rural.

O deputado Rubem Martins (PSB) lembrou que o projeto lançado pela ministra da Agricultura já vinha sendo planejado há algum tempo, e que a dificuldade sempre foi a falta de infraestrutura, a começar pela não conclusão da Transcerrado.

O deputado João de Deus defendeu que a Embrapa seja convidada a vir à Assembleia, com mais detalhes sobre o projeto, enquanto Rubem Martins sugeriu que a Confederação da Agricultura também seja convidada, para discutir a regulação fundiária, um dos grandes problemas no Estado do Piauí.

O deputado Dr. Pessoa (PSD), manifestou sua preocupação com a questão ecológica. Disse mesmo que se o projeto não cuidar da preservação do meio ambiente ele serrá contrário. O deputado Antônio Félix (PSD) falou sobre a dificuldade de financiamento da produção agrícola, quando é sabido que é cada vez maior o número de pessoas que precisam se alimentar.

Image title


Fonte: Assessoria