Líder do PT elogia decisões de Lula sobre aposentados

Fernando Ferro (PE) defende alternativa para o fim do fator

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Fernando Ferro (PE), elogiou as posições do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas questões relativas aos aposentados. O presidente manteve o reajuste de 7,7% para quem ganha acima de um salário mínimo e vetou a proposta de acabar com o fator previdenciário, método de cálculo de aposentadorias que reduz o valor na maioria dos casos.

Para Ferro, a manutenção do reajuste de 7,7%, maior que os 6,14% defendidos pelo Executivo, é um reconhecimento do governo de perdas que os beneficiários da Previdência Social vêm tendo no país. ?Essa decisão é um reconhecimento da situação dos aposentados, que têm uma perda histórica?.

O petista afirma ainda que a posição em relação ao fim do fator foi correta porque não é possível simplesmente acabar com o mecanismo. ?Precisamos retornar a discussão de um projeto que está aqui na Casa e propõe uma fórmula alternativa?. O projeto a que se refere Ferro é relatado pelo deputado Pepe Vargas (PT-RS) e propõe que para a aposentadoria se leve em conta os critérios de tempo de contribuição e idade. Os homens se aposentariam quando a soma do tempo com a idade chegasse a 95 e as mulheres quando essa soma tivesse como resultado 85.

Fonte: g1, www.g1.com.br