Lidiane Leite, "ex-prefeita ostentação", deverá voltar ao cargo

Ex-prefeita é acusada de desviar recursos da educação no MA.

A ex-prefeita da cidade de Bom Jardim, no Maranhão,  Lidiane Leite ( sem partido), acusada de fraudes em licitação e desvio em recursos de merenda escolar, obteve liminar da Justiça Federal para ter acesso às dependências da prefeitura e secretarias do município. Para quem não se lembra, Lidiane ficou conhecida como "prefeita ostentação" por postar fotos nas redes sociais em festas de luxo e com roupas caras. 

De acordo com os autos, a ex-prefeita solicitou à Justiça a revogação da sua proibição de acesso aos prédios municipais para reassumir o comando do município após ter sido convocada em sessão extraordinária pelo presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Arão Silva (PTC), para tomar posse no cargo.

Lidiane Leite
Lidiane Leite

Na decisão, o magistrado destacou que "tendo sito alterada a situação fatíca vivenciada pela requerente, a qual se encontra prestes a exercer suas funções públicas ao cargo de prefeito, subscrito pelo presidente da Câmara Municipal de Bom Jardim e prestando homenagem ao princípio da razoabilidade, considero desnecessária a manutenção da medida restritiva, ora impugnada".

Lidiane está afastada da prefeitura desde o dia 20 de agosto de 2015, quando fugiu da cidade para não ser presa pela Polícia Federal durante a operação Éden.

Na ocasião, a polícia tentou cumprir três mandados de prisão expedidos pela Justiça contra ela, contra o ex-marido e ex-secretário de Assuntos Políticos, Humberto Dantas dos Santos, e contra o ex-secretário de Agricultura, Antônio Gomes da Silva.

Santos e Silva foram presos, mas obtiveram habeas corpus no dia 25 de setembro e respondem pelos crimes em liberdade. Já Lidiane ficou 39 dias foragida até se entregar na superintendência da Polícia Federal de São Luís no dia 28 de setembro. Ela atualmente usa tornozeleira eletrônica e está respondendo aos processos em liberdade.

Lidiane Leite
Lidiane Leite



Fonte: Com informações do UOL