Lula critica elite do país por demora em criar universidades

Lula critica elite do país por demora em criar universidades

Lula também criticou o fato de o Brasil não ter uma universidade entre as melhores do mundo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quarta-feira (4) a "elite do país" pela demora em criar universidades. O petista lembrou que o Peru tem a universidade mais antiga da América Latina, fundada no século 16, enquanto o Brasil só foi ter uma universidade no século 20. As afirmações foram feitas em discurso durante a cerimônia em que ele recebeu o título de doutor honoris causa da UFABC (Universidade Federal do ABC).

Lula também criticou o fato de o Brasil não ter uma universidade entre as melhores do mundo. "Em tudo o nosso País está entre os dez primeiros do mundo. Temos muitas dívidas na questão social, mas não é possível não termos uma universidade entre as cem primeiras do mundo". Em seguida, o ex-presidente declarou que a UFABC foi criada para ser a melhor universidade do Brasil e ter relevância internacional. "Peço para que não me frustrem".

O petista disse que o investimento feito pelos governos de seu partido no ensino público universitário não é suficiente para satisfazer a população. Depois de declarar que "filho de pedreiro" agora pode cursar universidade pública e obter um diploma, ele se dirigiu à presidente Dilma Rousseff, presente à cerimônia, para afirmar que os jovens universitários irão às ruas protestar contra o governo se não estiverem satisfeitos com seus empregos e condições de vida. Dilma acompanhou a entrega do título, mas não fez discurso.

O ex-presidente foi agraciado pela UFABC por sua "atuação decisiva" na criação da instituição, inaugurada em 2006. A cerimônia aconteceu no Campus São Bernardo do Campo, cidade onde Lula mora. "Este é o título mais marcante e importante da minha vida, porque aqui é minha casa", disse o ex-presidente no discurso. O ABC Paulista é o berço político de Lula.

Com a homenagem desta quarta, o petista passa a contar com 26 títulos de doutor honoris causa concedidos por universidades brasileiras e estrangeiras.

Fonte: UOL