Lula deverá inaugurar centro de educação durante visita a cidade de Guaribas

Núcleo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Guaribas, começará a funcionar a partir do início do ano letivo de 2010

O secretário da Educação e Cultura, Antônio José Medeiros, anunciou que o Núcleo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Guaribas, começará a funcionar a partir do início do ano letivo de 2010. Segundo o secretário, esse Núcleo deverá ser inaugurado pessoalmente pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cuja visita oficial a Guaribas está sendo programada, provavelmente, para janeiro do próximo ano.

O Núcleo da Universidade Aberta do Brasil funcionará junto ao Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) Paulo Freire, que sofrerá obras de ampliação a serem iniciadas em janeiro de 2010. Antônio José Medeiros informou que o Núcleo da UAB será equipado com sala de informática - 20 computadores de última geração conectados à internet - e uma biblioteca dotada de sala de estudos. Essas duas salas, especificamente destinadas aos estudantes do Núcleo da Universidade Aberta, se somarão à estrutura do Cemti Paulo Freire, que também será ampliado.

Segundo o secretário, haverá um laboratório de ciências, novos banheiros e um vestiário para que os alunos do Ensino Médio de Tempo Integral possam guardar seus pertences pessoais ou trocar de roupa após o banho tomado no decorrer das atividades diárias no Cemti.

Aula inaugural

Antônio José Medeiros anunciou ainda a instalação de uma cobertura sobre a quadra de esportes construída no Cemti Paulo Freire. ?A ideia é que o presidente Lula possa fazer a aula inaugural do Núcleo da Universidade Aberta aqui em Guaribas?, acrescentou. ?Evidentemente, que o presidente da República poderá verificar pessoalmente as instalações do Cemti Paulo Freire, uma escola ideal, destinada a ser um modelo de educação pública para o Piauí.?

Acompanhado do prefeito de Guaribas, Ercílio Andrade, e da coordenadora de Segurança Alimentar e Erradicação da Fome, Rosângela Sousa, Antônio José Medeiros fez uma reunião de trabalho preparatória para a visita do presidente Lula ao município. ?A visita do presidente Lula é um sonho do governador Wellington Dias, que pretende mostrar, in loco, os avanços conquistados em Guaribas, como resultado das diversas políticas públicas já implementadas?, observou.

O secretário da Educação, representando o Governo do Estado, também falou sobre a enorme expectativa em torno da assinatura, por parte do presidente da República, da ordem de serviço autorizando a construção da rodovia federal interligando as cidades de Caracol, Guaribas e Bom Jesus, obra considerada importantíssima para o desenvolvimento daquela região. ?Esperamos que esta BR seja concluída o mais breve possível, especialmente o trecho entre Caracol e Guaribas.

Olhar Brasil

Após a reunião de trabalho em Guaribas, Antônio José Medeiros, acompanhado de assessores, aproveitou para fazer a entrega de alguns óculos como parte das ações do Programa Olhar Brasil. Em Guaribas, até o momento foram entregues 304 óculos a pessoas beneficiadas pelo Programa Brasil Alfabetizado. Para o secretário, o Programa Olhar Brasil está ampliando as possibilidades de alfabetização de adultos que necessitam de correção visual.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br