Lula deverá visitar o Maranhão

Deputado federal Sarney Filho disse que Lula disponibilizou ajuda ao Maranhão

Em entrevista ao radialista Glaydson Botelho, da Rádio Mirante AM, o deputado federal Sarney Filho (PV) confirmou a vinda do presidente Lula ao Maranhão. O deputado não disse quando, mas afirmou também Lula disponibilizou a estrutura do governo federal para ajudar o Maranhão a sair do estado de necessidade em que se encontra.

? A Roseana tem experiência e tem amizades. O presidente Lula já disse que virá aqui e já disponibilizou a estrutura do governo federal para que pudesse ajudar o Maranhão a sair desse estado de necessidade. Agora, por exemplo, temos muita chuva e alagamentos. É preciso priorizar essa população sem abrigo e sem casa. Isso também envolve planejamento, que não havia nenhum. Tenho certeza que, passado esse primeiro momento de dificuldades, organizando a máquina administrativa, o Maranhão vai caminhar celeremente no rumo do desenvolvimento sustentável.

O deputado Sarney Filho também comentou sobre os últimos gastos feitos por Jackson Lago antes da cassação. Ele revelou que estava analisando o orçamento das secretarias e constatou que a maioria delas gastou quase o orçamento todo do ano e mais a suplementação. Além disso, foram feitos convênios e contratos com organizações da sociedade civil sem nenhuma especificação clara.

? Todas essas coisas, que foram realizadas com intuito de fortalecer financeiramente os grupos que apoiavam o governador, eleito ilegitimamente, deixaram o estado nesta situação difícil.

Contudo, Sarney Filho também se mostrou otimista e ressaltou algumas obras, por exemplo, que serão feitas pelo governo de Roseana Sarney. Uma delas é a Refinaria Prêmio da Petrobrás, em Bacabeira, cujo processo será acelerado pelo novo governo, já que, segundo o deputado, isso estava sendo mal feito, atrasado pela gestão anterior, já que os terrenos ainda não tinham sido desapropriados e o estado não estava cumprindo o seu papel.

? A presença constante do ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, indica que os grandes projetos a serem implantados no Maranhão serão tocados com mais agilidade. Ele toca a obra mais importante dos últimos 50 anos que é a Refinaria Prêmio, que irá fazer investimentos na ordem de US$ 20 bilhões e gerará cerca de 25 mil empregos diretos e 75 mil, indiretos. (...) Obras como a da ponte que liga Imperatriz a Tocantins, serão acabadas. A obra é pública, apesar de ter custado um valor elevadíssimo e não ter sido concluída, a Roseana tem obrigação de conclua-las. È uma pena que o Maranhão tenha inovado com as estradas fantasmas, com a ponte inacabada, casas entregues sem estarem prontas. Graças a Deus essas praticas indefensáveis estão fadadas ao passado.

O deputado federal também comentou sobre o apoio da bancada maranhense na Câmara Federal.

? A bancada do Maranhão sempre tem se pautado na ajuda ao estado. Nesses anos todos, no governo Zé Reinaldo e no de Jackson Lago, conseguimos e mandamos recursos para o estado, que muitas vezes não puderam ser aproveitados por falta de planejamento, por falta de projetos. Mas nós nunca deixamos de mandar e essa prática continuará com a certeza de que agora terá planejamento e de que teremos projetos.

Uma das coisas gravíssimas que ocorreu, por exemplo, foi a revitalização da Bacia do Itapecuru. Nós conseguimos os recursos, mas o estado não tinha um projeto adequado que pudesse captar esses recursos e fazer o planejamento diretivo da bacia. São detalhes como esse que nos fazem acreditar que o Maranhão vai caminhar. Há toda uma estrutura que faz com que o estado seja potencialmente apropriado para o desenvolvimento. Com o planejamento, vamos ter um crescimento muito maior. Devemos fazer com que o crescimento seja o maior possível e que os mais pobres e necessitados sejam os maiores beneficiários desse desenvolvimento.

Fonte: Imirante, www.imirante.com.br