Presidente Lula diz que lançará PAC 2 em março

Segundo ele, Lei de Licitações precisa ser modificada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feria (12), durante inauguração da Barragem João Leite, em Goiás, que a segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) será lançado no dia 26 de março. Até agora, não havida data prevista para o lançamento.

Durante o discurso, Lula também disse que é preciso modificar a Lei de Licitações para aumentar sua eficácia. "No Brasil, tem que mudar a Lei de Licitações. Tem que ter toda a rigidez possível para controlar a corrupção, mas também permitir que a obra ande. Não é que a gente queira diminuir as exigências", explicou o presidente durante o discurso.

Segundo ele, o país tinha desaprendido a investir em obras públicas e a última vez que se teve tanto investimento público quanto no seu governo foi há 25 anos. "Nós vamos lançar o PAC 2 no dia 26 de março", revelou, após analisar que os governos anteriores "não tinham recursos e projetos" para investir. "Nós estamos fazendo com nosso próprio dinheiro. Não estamos pedindo emprestado ao FMI [Fundo Monetário Internacional]", discursou.

Barragem

A Barragem João Leite, inaugurada por Lula, aumentará a capacidade de captação de água de 2 mil litros por segundo para 8 mil litros por segundo e deve garantir o abastecimento de Goiânia e da região metropolitana da capital até 2025.

Segundo o governo, foram investidos cerca de R$ 188 milhões para construção da obra. Desses, R$ 40,4 milhões são do orçamento do governo federal.

Fonte: g1, www.g1.com.br