Lula diz que Oi continuará nacional ""enquanto for presidente""

Lula afirmou não poder influenciar nas negociações, mas disse “garantir” que enquanto estiver no governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta quarta-feira (28) o anúncio de que a Portugal Telecom fechou um acordo para a compra de 22,4% da Oi. Lula afirmou não poder influenciar nas negociações, mas disse ?garantir? que enquanto estiver no governo, a Oi continuará sendo controlada pelo Brasil.

?A única coisa que eu posso garantir para vocês é que enquanto eu for presidente, a empresa vai continuar nacional. E foi pra isso que ela foi criada: para ser uma empresa nacional, ajudar o país na banda larga, ajudar na questão de defesa?, disse.

O acordo de compra de parte das ações da Oi pela Portugal Telecom não prevê a transferência do controle das empresas. Com as operações, a Oi terá direito a participar do conselho de administração da Portugal Telecom, enquanto a portuguesa também terá direito a um representante no Conselho da companhia brasileira.

Questionado se considera a operação um ?bom negócio?, Lula disse: ?Depende. Se for feito o negócio, se a iniciativa privada concordar, que está negociando, se o BNDES concordar em nome dos fundos brasileiros e tiver possibilidade de novos investimentos no Brasil, será sempre um bom negócio para o Brasil, desde que o controle continue sendo uma empresa nacional?.

Fonte: g1, www.g1.com.br