Lula embarca para Dinamarca em busca de acordo sobre o clima

15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou hoje (15) para Copenhague, na Dinamarca, onde participará da 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15). Até a próxima sexta-feira (18), negociadores de mais de 190 países terão a difícil missão de chegar a um consenso sobre o novo acordo climático para complementar o Protocolo de Quioto depois de 2012.

TUDO SOBRE A COP15

Chefiada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a delegação brasileira conta ainda com integrantes dos ministérios das Relações Exteriores, do Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia e da área econômica. O Brasil chegou ao evento, iniciado na semana passada, com o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa entre 36,1% e 39,8% até 2020.

O país lidera o ranking de combate à mudança climática divulgado ontem (14) pela organização não governamental (ONG) Germanwatch e pela rede Climate Action Network. Pela primeira vez desde que o indicador começou a ser medido, um país emergente ocupa a liderança, superando nações desenvolvidas como a Suécia, a Alemanha e a Noruega.

Fonte: AE