Lula está ‘animado e supertranquilo antes de iniciar quimioterapia’, diz médico

Lula está ‘animado e supertranquilo antes de iniciar quimioterapia’, diz médico

Segundo Kalil, Lula deve começar o tratamento contra o tumor às 9h desta segunda.

O médico Roberto Kalil afirmou neste domingo (30) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está ?tranquilo? e descansa em seu apartamento em São Bernardo (SP), antes de antes de iniciar, nesta segunda (31), o tratamento com quimioterapia para combater o câncer na laringe diagnosticado no sábado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

?Ele está animado e supertranquilo, transparente. Sabe o que aconteceu, sabe o que foi diagnosticado. Foi bem discutido o tratamento. Ele está com dona Marisa e com os filhos todos. Em nenhum momento percebi que ele está temeroso de nada. Ele é um ser humano e ele está tranquilo?, disse o médico depois de uma visita de cerca de meia hora ao ex-presidente.

Segundo Kalil, Lula deve começar o tratamento contra o tumor às 9h desta segunda. O médico reconhece que o histórico familiar do ex-presidente, com casos de câncer de parentes, pode ter influenciado no surgimento da doença.

Lula passa o domingo em casa com a mulher, dona Marisa Letícia, e com os filhos. Mais cedo, a ex-primeira-dama foi até a sacada do apartamento da família e acenou para os jornalistas que se concentram em frente ao prédio.

Kalil disse ainda que conversou com a imprensa a pedido do ex-presidente. De acordo com Kalil, o desejo de Lula é que as pessoas tenham informação sobre sua situação de saúde. "A única determinação que recebi do presidente, como médico dele, é que descesse aqui e falasse com vocês", disse.

Também por orientação de Lula, segundo o médico, o hospital passará informações detalhadas sobre a evolução do tratamento. "Amanhã, após a quimioterapia, o hospital Sírio-Libanês vai lançar um novo boletim médico, justamente para evitar especulação, que existe mesmo em um caso desse. Ele [Lula] determinou que o boletim médico seja extremamente completo e transparente", completou o médico do ex-presidente.

De acordo com a assessoria do ex-presidente, a recomendação é que, neste domingo, ele descanse e não receba visitas. À tarde, ele vai assistir pela televisão ao jogo entre o Corinthians, do qual é torcedor, e o Avaí, pelo Campeonato Brasileiro. Segundo Paulo Okamoto, auxiliar de Lula, ele deverá cancelar a agenda de compromissos internacionais.

Lula passou o sábado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele saiu por volta das 20h16, depois de ter sido submetido a um procedimento de retirada de um pedaço do tumor, para exame.

Nesta segunda (31), os médicos vão definir se Lula fará apenas quimioterapia ou se será submetido também à radioterapia. O tratamento do ex-presidente, segundo os médicos, deve durar pelo menos três meses. O câncer está localizado sobre a glote.

O que levou Lula ao hospital foi uma rouquidão anormal, que surgiu há cerca de 40 dias. Ele passou por uma ressonância magnética e uma tomografia de pescoço, exames que acabaram por levar ao diagnóstico da doença. Kalil, um dos médicos responsáveis pelo tratamento do ex-presidente, foi quem orientou Lula a fazer exames para descobrir o motivo da rouquidão.

Fonte: G1