Lula fica "atônito" com derrota do Brasil, diz assessor

Lula avaliou que muitos jogadores ficaram abaixo do esperado

O chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse nesta sexta-feira (2) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou "atônito" com o desequilíbrio emocional da seleção brasileira na derrota para a Holanda. "Como todo brasileiro, ele ficou atônito frente ao desequilíbrio emocional do time. A coisa mais notável foi essa", afirmou Carvalho.

Segundo relato de Carvalho, que assitiu ao jogo no Palácio da Alvorada, Lula não entendeu o que aconteceu com a seleção brasileira. "Ficou sentado lá tentando entender o que tinha acontecido. Ele tinha muita confiança, como todos nós. Não é a primeira vez que perdemos uma copa, a vida continua."

O presidente Lula também avaliou que muitos jogadores ficaram abaixo do esperado. "A gente vai levar tempo para entender o que houve. Ele [Lula] achou que alguns jogadores ficaram muito abaixo do esperado".

"Ele [Lula] vai para África profundamente triste. E vamos agora organizar a copa [de 2014] e aprender com os erros", disse o chefe de gabinete. O presidente Lula embarca por volta de 16h desta sexta-feira para a África. Após visitar quatro países (Cabo Verde, Guiné Equatorial, Quênia e Zâmbia), ele desembarca em Pretória, capital da África do Sul, na quinta-feira (8).

Lula participará do lançamento do emblema oficial da Copa do Mundo de 2014, que será sediada no Brasil. No domingo (11), o presidente assiste à final da Copa, no estádio Soccer City, em Johannesburgo. No mesmo dia, ele participa da cerimônia oficial de encerramento do evento.

Fonte: g1, www.g1.com.br