Lula pede e Dias admite reconsiderar permanência

A certeza sobre a permanência do governador Wellington Dias (PT) no cargo foi modificada na última segunda-feira

A certeza sobre a permanência do governador Wellington Dias (PT) no cargo foi modificada na última segunda-feira, após a conversa de Dias com o presidente Lula, em Brasília, no lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. A necessidade de fortalecer os palanques regionais para a campanha da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, à Presidência, foi apontada pelo chefe do Executivo estadual como o principal argumento de Lula para uma mudança de posicionamento político do petista.

?O presidente queria que eu tomasse logo essa decisão. A posição dele não se trata só dele ser do meu partido. O Lula argumentou que posso ajudar o Piauí no Senado, e também ajudar o Brasil, já que eu construí relação boa com vários partidos e governadores. Como a ampla maioria está indo para o Senado, eu poderia contribuir para a articulação do cenário governista no Congresso?, explica Wellington.

O governador ressalta que decidiu permanecer exercendo o mandato até o fim do ano por ?falta de entendimento? entre os membros dos 12 partidos da base aliada. A saída de Dias para uma disputa ao Senado - onde lidera as pesquisas de intenção de voto e ainda permite a candidatura da esposa, Rejane Dias, como deputada estadual ? pode acontecer até o dia 02 de abril, ?se for feito um entendimento?, destaca. E acrescenta: ?Estamos fazendo uma série de conversações. Não havendo entendimento anunciarei um nome na próxima semana, apoiado por mim?.

Wellington Dias assume que sua decisão ?não é fácil? e levará em conta o sentimento dos 3 milhões de piauienses. ? A gente teve a capacidade de fazer avanços no Piauí em todas as áreas. Temos que pensar na população, assim fica mais fácil. Foram acumulando divergências que impediram o entendimento. Até a quinta-feira, usando a força que Deus pode me dar, procuro encontrar uma alternativa?, adianta. (S.B.)

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte