Lula pede para jovens não abandonarem os estudos

Para Lula, as oportunidades para estudar e se formar precisam ser procuradas

Em um discurso realizado na terça-feira, 08 de junho, para uma plateia formada por jovens beneficiados pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano), em Fortaleza (CE), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo a eles para que priorizem os estudos.

Para Lula, as oportunidades para estudar e se formar precisam ser procuradas como se busca "agulha no palheiro". "Mulher encontra homem em qualquer lugar do mundo e homem encontra mulher em qualquer lugar. Agora, oportunidade de estudar e vencer na vida a gente precisa procurar como se procura agulha no palheiro. A gente precisa priorizar nossa formação para depois priorizar outras coisas na vida", discursou o presidente.

Lula pediu ainda que os jovens não desanimem diante das dificuldades para estudar e que façam de tudo para concluir os estudos. "O apelo que quero fazer para vocês, como se fossem meus filhos, é que não há razão para desanimar. O que precisamos é levantar todo o santo dia pela manhã, com disposição. Se não der certo em um dia, é pensar que no outro vai dar certo", discursou Lula.

Segundo o presidente, o ProJovem, implementado em julho de 2005, em seu formado original, atendeu 241.235 jovens em 27 capitais e 29 municípios das regiões metropolitanas. Em 2008, foi transformado em ProJovem Urbano e ampliou o atendimento para 96 municípios com população superior a 200 mil habitantes e 22 estados que atendem a cidades com menos de 200 mil habitantes.

Em 2008 e 2009 o programa atendeu 340.787 jovens. Este ano, o ProJovem Urbano atende a 156.361 jovens em sala de aula desde 24 maio. O programa é voltado a jovens entre 18 e 29 anos, que sabem ler e escrever, mas não concluíram o ensino fundamental.

Os jovens beneficiados pelo programa recebem bolsa de R$ 100, desde que tenham frequência igual ou superior 75% das aulas presenciais e entreguem 75% dos trabalhos, que são monitorados mensalmente.

Fonte: Terra