Lula recebe título de Doutor de universidades fluminenses; saiba

Lula recebe título de Doutor de universidades fluminenses; saiba

Presente no evento, Dilma se emocionou e chorou ao lado do ex-presidente Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/lula-recebe-tit

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta sexta-feira, no Teatro João Caetano, no Centro do Rio, o título de Doutor Honoris Causa de cinco universidades fluminenses. A cerimônia de outorga das homenagens prestadas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes.

Apresentadora do evento, iniciado com um hora de atraso, a atriz Camila Pitanga surpreendeu a presidente pedindo o veto ao novo texto-base do Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados.

- Vou quebrar o protocolo para fazer um pedido: veta, Dilma - disse a atriz, antes de anunciar o ex-presidente.

Lula subiu ao palco amparado por professores, mas sem a bengala usada ontem em evento no BNDES, sob o coro da plateia: "Lula, guerreiro, do povo brasileiro". Dilma se emocionou e chorou ao lado do ex-presidente.

Durante o seu discurso, cuja duração foi de 22 minutos, Lula aparentou estar bem mais disposto do que ontem e esbanjou bom humor. Em sua leitura, agradeceu ao Rio por tratá-lo tão bem e disse que se sente em casa quando está na cidade.

Ele lembrou que tanto ele quanto o ex-vice-presidente José Alencar, morto em março do ano passado, não tiveram um diploma de ensino superior, mas que investiram mais do que outros na Educação.

- Nós sempre acreditamos no poder libertador do conhecimento - disse emocionado.

Não poupou elogios ao ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, também presente na plateia, e ressaltou o ?grande momento? que vive o Rio de Janeiro na área da segurança pública, inclusão social e na formação de lideranças.

Ao final da homenagem, Lula, Dilma, Cabral e Paes seguiram juntamente com ministros para o Palácio das Laranjeiras, onde está sendo servido um almoço a convite do governador do estado.

Fonte: OGlobo