Lula recebe título doutor honoris causa da UFBA na Bahia

Lula recebe título doutor honoris causa da UFBA na Bahia

Título é concedido para personalidades que tiveram destaque na sociedade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta terça-feira (20), o título de doutor honoris causa concedido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Lula chegou ao Salão Nobre do Palácio da Reitoria no bairro do Canela, centro de Salvador, por volta das 11h.

A homenagem é concedida a pessoas eminentes, que tenham se destacado em áreas como artes, ciências ou causas humanitárias.

Lula agradeceu o título dizendo que se considera um "baiano" feliz por estar sendo homenageado. O político ainda brincou fazendo comparações com outras personalidades que já receberam o título. "Ficarei na ótima companhia dos meus amigos Oscar Niemeyer, Gilberto Gil, Dorival Caymmi e Jorge Amado", disse entre risos. "A Bahia sempre se destacou em função da pluralidade cultural na construção da nacionalidade e sempre teve um vínculo mais forte com o continente africano", completou o ex-presidente.

A proposta de conceder o título doutor honoris causa foi feita pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. A diretora dos cursos, Maria Vitória Espinheira, disse que esta é uma forma de homenagear o símbolo nacional que se firmou com a figura de Lula. "Ele resultou na fundação de movimentos sociais. É um intelectual da política. O conhecimento dele é parte da humanidade. Essa homenagem é uma via de mão de dupla porque a UFBA, através da Faculdade de Filosofia, se reverencia com o título concedido a ele", disse.

Participaram do evento o prefeito de Salvador João Henrique, o governador Jaques Wagner, a reitora da UFBA Dora Leal Rosa, além de coordenadores de cursos e gestores de outras universidades baianas.

O título de doutor honoris causa foi concedido ao ex-presidente em 30 de outubro de 2002, data que antecedeu o seu primeiro mandato presidencial, quando tomou posse em 1° de janeiro de 2003. O político preferiu receber premiações do tipo no momento em que se afastasse do cargo de presidente.

Com título da UFBA, Lula soma seis prêmios de reconhecimento oferecidos por instituições acadêmicas, entre elas, a Universidade de Coimbra, em Portugal, e a Universidade Federal de Pernambuco.

Manifestação - Durante os discursos no Salão Nobre da Reitoria, um grupo de estudantes permaneceu todo o tempo do lado de fora aguardando para realizar uma manifestação em nome de melhorias na educação no estado e no país. Quando as portas foram abertas, os jovens iniciaram um protesto pacífico por investimentos de verbas públicas para a educação. A reivindicação deles é de que fossem usados pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para os sistemas de ensino no Brasil.

Fonte: G1