Lula receberá título honoris causa de uma universidade espanhola

Lula receberá título honoris causa de uma universidade espanhola

Lula será homenageado pelo "impacto que a política educacional de seu governo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará na semana que vem à Espanha, onde receberá na quarta-feira seu 27º título de doutorado honoris causa, desta vez concedido pela Universidade de Salamanca, informou neste sábado o Instituto Lula. Em comunicado, o instituto afirmou que Lula viajará na terça à Espanha e, no dia seguinte, será homenageado pelo "Campus de Excelência Internacional", fundado em 1218 e uma das universidades mais antigas do mundo.

O instituto lembrou que a Universidade de Salamanca já entregou o título de doutor honoris causa a outras personalidades como o escritor português José Saramago, o economista de Bangladesh e Nobel da Paz Muhammad Yunus, e o ex-presidente do Chile Ricardo Lagos, entre outros.

Segundo a universidade espanhola, citada no comunicado, Lula será homenageado pelo "impacto que a política educacional de seu governo teve, tanto no aumento da equidade social quanto na melhoria da eficiência". Os resultados, acrescenta o texto, foram "conquistados mediante a valorização de todos os recursos intelectuais de que dispõe esse grande país amigo, especialmente dos provenientes dos setores sociais menos favorecidos".

Depois da cerimônia, Lula viaja para Portugal, onde se reunirá na quinta-feira em Lisboa com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e com o presidente Aníbal Cavaco Silva. Na sexta, o petista participa da cerimônia pelos 40 anos da Revolução dos Cravos, que pôs fim à ditadura militar em Portugal, com a conferência "O 25 de abril visto desde fora", no Museu Oriente. Em seguida, retorna para o Brasil.

Fonte: Terra