Lula se compara a Ronaldo em inauguração de obra

BR-101 é a principal via de escoamento dos produtos agrícolas do Estado do Rio Grande do Sul

Após percorrer caminhando 1,8 km no túnel do Morro Alto entre os municípios gaúchos de Osório e Maquiné, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou durante o discurso de inauguração de 89 km da duplicação da BR-101, entre Osório (RS) e o Estado de Santa Catarina, que cumpriu o compromisso de andar a pé pelo túnel como Ronaldo, atacante do Corinthians, e ainda brincou com a eliminação do Internacional no Mundial Interclubes da Fifa.

"Todos os meus amigos gaúchos vieram coma língua de fora. Eu imprimi um ritmo a la Ronaldão, não foi um ritimo a la internacional, contra a África", disse Lula referindo-se ao jogo contra o Mazembe, da República Democrátia do Congo. "Foi um ritmo de quem não estava de sapato alto, um ritmo de alguém que queria provar que tem preparo físico", completou o presidente.

A BR-101 é a principal via de escoamento dos produtos agrícolas do Estado do Rio Grande do Sul e o início da obra aconteceu em fevereiro de 2005.



Em seu discurso, o presidente lembrou que veio a Osório em 3 de dezembro de 2004, para reafirmar a ordem de serviço do governo anterior ( Fernando Henrique Cardoso). E hoje, portanto, seis anos depois, retornou para concluir a duplicação da rodovia. Segundo o presidente, se não é por teimosia a obra não seria finalizada.

O presidente afirmou ainda que convocou os ministros para trabalharem até o meio dia do dia 31 de dezembro. "Nós não temos o direito de parar antes de terminar a nossa obra."

Lula arrancou risadas da plateia quando disse que durante esses anos de governo não conseguiu comer um bom churrasco no Rio Grande do Sul. "Espero que o Tarso (Genro, governador eleito do Estado) me faça um churrasco digno de ex-presidente da República."

Lula lembrou também que a primeira vez que veio ao Rio Grande do Sul foi em 1975 a convite do então governador Olívio Dutra (PT). Na ocasiião, conheceu Tarso Genro, seu ex-ministro e governador eleito.

Tarso afirmou, em discurso durante a cerimônia de duplicação da rodovia, que o Estado abrirá o ano com o astral em cima. Tarso ainda cometeu uma gafe ao confundir o nome de vice-governador eleito, chamando Beto Gril de Beto Albuquerque, seu futuro secretário de Infra-Estrutura.

O túnel do Morro Alto entre os municípios gaúchos de Osório e Maquiné, que reduz em 11 km a distância entre Maquiné e Porto Alegre, será aberto ao tráfego de veículos ainda na tarde desta quarta-feira.

Fonte: Terra, www.terra.com.br