Lula se reúne com sindicatos para debater reforma política

Lula se reúne com sindicatos para debater reforma política

Desde o mês passado, Lula tem se dedicado às articulações para tentar viabilizar a reforma política

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta sexta-feira (27), em São Paulo, de uma reunião com as centrais sindicais para discutir propostas para a reforma política.

A reunião, marcada para as 10h30 na sede do Instituto da Cidadania, será a primeira realizada pelo ex-presidente para tratar do tema com representantes da sociedade civil.

Participam integrantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores), da Força Sindical, da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), da Nova Central e da UGT (União Geral dos Trabalhadores).

Desde o mês passado, Lula tem se dedicado às articulações para tentar viabilizar a reforma política. No dia 18 de abril, as conversas tiveram início em um encontro com a cúpula do PT.

O ex-presidente tem dito que irá procurar todos os partidos políticos, além de entidades da sociedade civil, na tentativa de elaborar uma pauta de propostas.

Como ponto principal, Lula e o PT defendem o financiamento 100% público de campanhas. O entendimento é de que, ao tirar o dinheiro da iniciativa privada do jogo eleitoral, facilita-se o combate à corrupção.

Recentemente, o ex-presidente participou também de reuniões com as direções do PDT, do PSB e do PCdoB, todos da base aliada. Nesta semana, viajou a Brasília, onde foi recebido pela bancada do PT no Senado e pelo relator da reforma política na Câmara, o deputado Henrique Fontana (PT-RS).

Fonte: R7, www.r7.com