Lula será catalisador do debate da reforma política

Para Rui Falcão, Lula será o catalisador do debate da reforma política, e não o condutor

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado nesta segunda-feira por lideranças do PT na Câmara e no Senado a participar do debate nacional sobre a reforma política. Reunidos no Instituto da Cidadania, zona sul de São Paulo, os parlamentares oficializaram o convite. "Lula será o catalisador do debate, e não o condutor", afirmou o deputado Rui Falcão (PT), presidente interino da legenda.

"O PT tem suas próprias ideias a respeito do debate, mas o importante nesse momento é que a legenda quer dialogar com todos os partidos, ONGs e centrais sindicais, por isso a presença do Lula", disse Falcão. O ex-presidente saiu sem falar. "Lula é uma liderança mundial, com muito apelo no País. O engajamento é dado por isso: ouvir partidos e demais entidades. Ele tem muitas ideias, mas está disposto a ouvir os demais partidos", disse o presidente interino do PT.



Segundo Rui Falcão, há uma proposta de alteração das eleições proporcionais, mas o ponto de partida é a necessidade de baratear as campanhas políticas. "Lula disse que está disposto a dialogar com os partidos e quer ouvir pontos de consenso sobre o tema no Congresso", afirmou ele.

Fonte: Terra, www.terra.com.br