Lula virá ao Piauí em março

Lula virá ao Piauí em março

Na primeira viagem, no dia 5, Lula deverá inaugurar obras em São Raimundo Nonato e em Guaribas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará o Piauí duas vezes no mês de março. O anúncio foi feito pelo governador Wellington Dias, nesta terça-feira (2), em seu programa semanal de rádio, ?Conversando com o Governador?, produzido pela Coordenadoria de Comunicação (CCom) e transmitido por uma rede de emissoras da capital e do interior.

Na primeira viagem, no dia 5, Lula deverá inaugurar obras em São Raimundo Nonato e em Guaribas. Na segunda, no final do mês, o presidente visitará a região de Paulistana. ?Isso demonstra, mais uma vez, o carinho especial que o presidente Lula tem com o Piauí, mostra o amor que ele tem pelo novo povo?.

Em São Raimundo Nonato, além de visitar as obras da estação de passageiros do aeroporto internacional e da BR 020, Lula vai inaugurar a adutora do Garrincho, o Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifet) e deverá visitar o Museu do Homem Americano. Já em Guaribas, o presidente vai instalar oficialmente o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), inaugurar uma base do Banco do Nordeste (BNB) e visitar as obras da BR 235. ?A visita a Guaribas é um sonho do presidente. Ele vai chegar lá sete anos depois de implantado o programa Fome Zero e vai poder ter contato com a nova realidade da cidade?.

Segundo Wellington Dias, em 2002, de cada cem moradores de Guaribas, 75 eram analfabetos. Hoje, o número de analfabetos caiu para vinte em cada grupo de cem pessoas. No quesito mortalidade infantil, de cada mil crianças nascidas vivas, 70 morriam antes de completar um ano de idade. Hoje, morrem 12, número abaixo da média do próprio Estado.

Ele atribui a redução da mortalidade infantil à melhoria na qualidade de vida da população, que hoje conta com água potável de qualidade em casa ? antes a pessoa tinha que pegar água no alto da Serra das Confusões, em olho d?água ? fossas sépticas, energia elétrica, habitação e até uma unidade básica de saúde. ?Guaribas ainda é uma cidade pobre, mas não é mais uma cidade miserável?.

?O presidente tem muito o que comemorar no Piauí?, disse o governador, lembrando que o Estado já deixou a condição de o mais pobre do Brasil. ?Já passamos dois estados e até o final deste ano vamos superar mais um ou dois?.

O programa ?Conversando com o Governador? está disponível no endereço www.pi.gov.br

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br