"MA faz parte do desenvolvimento", diz Lula

Ele foi recepcionado pela governadora Roseana Sarney, entre outras autoridades locais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou por volta das 10h30 desta quinta-feira, acompanhado de comitiva, no aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado. Ele foi recepcionado pela governadora Roseana Sarney, entre outras autoridades locais.

Em entrevista ao jornalista Roberto Fernandes, da rádio Mirante AM, Lula disse que veio a São Luís em um momento confortável e para discutir o futuro, lembrando a última visita ao Maranhão, em abril deste ano, onde conferiu de perto as enchentes no Estado. O presidente falou da superação da crise econômica e da retomada do crescimento da economia brasleira destacando a importância da região Nordeste no contexto.

Ao referir-se ao Maranhão, Lula garantiu que o estado fará parte desse processo de desenvolvimento do País. Ele citou como exemplos o Programa Minha Casa Minha Vida, onde veio para assinatura de contratos, em parceria com o Governo do Estado e a Caixa Econômica.

Sobre a Refinaria, Lula disse que pretende retornar a São Luís, em janeiro de 2010, para participar do lançamento das obras de terraplanagem da Refinaria Premium, projetada para o município de Bacabeira. Ele afirmou ser uma obra de indiscutível importância estratégica para o Brasil. Disse que a Refinaria vai demandar um investimento no estado de R$ 40 bilhões e é o maior já feito no Brasil.

- Esse investimento vai mudar definitivamente a cara do Maranhão. É uma Refinaria Premium, uma Refinaria que vai produzir combustível de melhor qualidade para exportação. Mas, por trás dessa magnitude de empreendimento é necessário que haja investimento no Porto do Itaqui. Essa reforma já está sendo feita para que o Porto esteja preparado para grandes exportações que o Maranhão vai proporcionar. Isto faz parte de uma estratégia do Governo Federal para que o Nordeste suba alguns degraus na escala de oportunidades desse país. Além da Premium I, estamos construindo outras três refinarias no Nordeste: Premium II (Ceará), Abreu e Lima (Pernambuco) e Clara Camarão (Rio Grande do Norte). Isso significa que o Nordeste ganhou uma nova importância na economia nacional e os recursos, que antes eram todos canalizados para o Sul e o Sudeste, agora chegam para revolucionar o mercado de trabalho de toda a região - destacou.

O presidente Lula garantiu que o Brasil vai crescer definitivamente e se tornará uma grande economia mundial e citou o Maranhão como integrante desse ciclo de desenvolvimento.

Fonte: Imirante, www.imirante.com.br