Mainha toma posse como Deputado Federal em Brasília nesta terça

Mainha foi empossa nesta terça-feira em Brasília

Por Efrém Ribeiro


Mainha toma posse como deputado federal e diz que vai defender as bandeiras do Piauí e dos municípios



O deputado federal Mainha (SD-PI) tomou posse na tarde desta terça-feira, em Brasília, na Câmara dos Deputados, no lugar de Merlong Solano (PT), que se licenciou e reassumiu o cargo de secretário de estado do Governo, no Estado do Piauí.

Acompanhado pela esposa Celina Lages, pelo irmão Alexandre Maia e cunhada Lorena Lopes Maia, Mainha recebeu boas-vindas do senador Ciro Nogueira (PP), e foi saudado por vários colegas da Câmara dos Deputados.

“Estou feliz, com muita vontade de trabalhar e honrar o nosso Piauí”, disse o deputado, pouco antes da cerimônia. “Vou defender as bandeiras do meu Estado, dos municípios piauienses e do meu partido. Vou dar prioridade para as áreas da educação, com enfoque nos 10% do PIB para o setor, saúde, indústria nacional e também para as demandas das pessoas que mais precisam, as mais vulneráveis, que são os trabalhadores e os assalariados.

Prometeu, ainda, defender a PEC 300, que estabelece que a remuneração dos Policiais Militares dos estados, independente de qualquer posicionamento do governo. “Trata-se de uma bandeira nossa, quero deixar isso bem claro. A proposta do Fundo Nacional de Segurança vai deixar a PEC 300 mais perto da realidade, ou seja: vai dar uma condição de vida melhor para os agentes de segurança e ajudar a resolver o problema da criminalidade.”


Terceiro suplente de deputado federal da Coligação “A Vitória com a Força do Povo” (PT / PP / PTB / PHS / PR / PROS / PRP / SD), o parlamentar retorna à Câmara depois de cinco anos afastado. Em 2006, ficou na suplência para o mandato de deputado federal, sendo efetivado como parlamentar no ano de 2008.

Mainha nasceu em Picos, em 31 de julho de 1974. Filho de José de Andrade Maia e Josefa Bezerra Maia, é casado com a dentista Celina Lages e pai de Alda Maria.

Formado em Direito, pela Universidade Estadual do Piauí, estudou Economia na Universidade Católica de Pernambuco e atualmente faz Mestrado em Ciências Políticas. Profissionalmente, desenvolve atividades no setor empresarial.

Itainópolis – Mainha ingressou na política aos 22 anos, sendo eleito prefeito da cidade de Itainópolis, (na época, foi o prefeito mais novo do Brasil) pelo Partido Progressista, em 1996, para o mandato de 1997 a 2000.

Foi reeleito prefeito e permaneceu na gestão de Itainópolis por mais quatro anos, de 2001 a 2004. Durante a sua gestão como prefeito, presidiu por duas vezes a Associação Piauiense dos Municípios, APPM, nos anos de 2001-2002 e 2003-2004. Foi agraciado com o Prêmio Caneta de Ouro, como Melhor Prefeito no ano de 2004.

Foi presidente da sigla estadual do Democratas, (DEM), no Piauí, de 2009 a 2013. Atualmente, é presidente da Comissão Estadual Provisória do Solidariedade no Piauí.

Fonte: Efrem Ribeiro