Maioria diz que governo Dilma será melhor ou igual ao de Lula

Maioria diz que governo Dilma será melhor ou igual ao de Lula

Pesquisa Datafolha mostra que 83% confiam na sucessora do presidente

O futuro governo de Dilma Rousseff será melhor ou igual ao do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para 83% dos entrevistados da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (22). Lula, por usa vez, entrega a faixa para a petista, em 1º de janeiro, com índice de aprovação recorde, que também passa dos 80%.

Segundo o instituto, 53% afirmaram que a gestão da petista será semelhante à de seu padrinho político, enquanto 30% disseram que ela terá um desempenho superior. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Dilma se sai melhor no Nordeste, principalmente em Pernambuco, onde tem 78%, e no Ceará, com 79%. Em Minas Gerais, a presidente eleita também alcançou um alto índice de otimismo: 80%. No Sul, o porcentual dos que acreditam na futura gestão da petista cai para 68%.

A pesquisa também perguntou aos eleitores se eles acham que Dilma vai cumprir suas promessas de campanha. Para a maioria (59%), a petista cumprirá parte delas. Já 31% disseram que a presidente eleita vai honrar com tudo o que prometeu e apenas 6% afirmaram que ela não cumprirá nada.

Pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria), e divulgada no último dia 16, mostra que 62% dos brasileiros acham que a gestão de Dilma será ?ótima? ou ?boa?. Para 19%, o governo da petista será regular e outros 9% acham que será ?ruim? ou ?péssimo?.

Para 58% da população, de acordo com o levantamento do Ibope, o governo de Dilma será igual ao de Lula. Para 18% será melhor e para 14%, pior.

A pesquisa Datafolha ouviu 11.281 pessoas em todo o país, de 17 a 19 de novembro.

Fonte: R7, www.r7.com