Mão Santa solicita de Lula prioridade em refinaria de Paulistana

De acordo com o senador, o pescado consumido no Piauí vem, na maioria do Pará devido ao alto preço do petróleo.

O senador Mão Santa (PSC) usou a tribuna do Senado Federal para solicitar ao Presidente Lula e ao Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, prioridade na construção da Refinaria de Petróleo, em Paulistana, o Porto Luis Correia e o Gasoduto, planejado para Fortaleza-São Luis, passando por Parnaíba.

De acordo com o senador, o pescado consumido no Piauí vem, na maioria do Pará devido ao alto preço do petróleo. Então, o parlamentar acredita que com dinheiro pouco, a construção do terminal de petróleo resultaria na instalação de um porto pesqueiro, acarretando grande desenvolvimento à região norte do Piauí.

?Com pouco dinheiro, um governo inteligente faria um terminal de petróleo perto de Fortaleza. Depois disso, viria, com certeza, a recuperação da ferrovia, que foi prometida por Sua Excelência o Presidente da República ao nosso engenheiro Alberto Silva, quando era Senador?, lembrou o senador.

Mão Santa enfatizou que são os próprios técnicos da Petrobrás que defendem a construção da Refinaria de Petróleo em Paulistana por ser uma região eqüidistante da maioria das capitais do Norte e Nordeste.

?Existe um projeto na Petrobrás, uma refinaria em Paulistana. A deficiência maior do Brasil é no Norte e no Nordeste, nas suas capitais é o óleo refinado e não aquele buscando no fundo do mar. O projeto existe pelos técnicos, porque Paulistana é equidistante. E seria uma maneira de haver combustível refinado mais barato em todas as capitais do Norte e do Nordeste?, acrescentou o senador.

Fonte: Ascom