Margarete Coelho aposta em ZPE para ampliar comércio exterior

Com o estreitamento do diálogo estabelecido com os asiáticos

No andamento da ‘Missão Piauí – China’ que cumpre até o dia 22 de outubro, a vice-governadora Margarete Coelho (PP) esteve reunida na manhã de ontem em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com os presidentes de duas das maiores Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) da Ásia. Na ocasião, a gestora foi acompanhada por uma comitiva de empresários e técnicos piauienses e conheceu a experiência da atuação desses centros no desenvolvimento do comércio exterior; com o objetivo de possibilitar contatos com vistas ao fortalecimento desse tipo de transação no Estado, a importância da discussão se elevou após a criação de uma ZPE em Parnaíba, contando inclusive com a presença do seu líder, Paulo Cardoso.

Com o estreitamento do diálogo estabelecido com os asiáticos, Cardoso indicou para as ações que podem ser absorvidas mediante o conhecimento adquirido no encontro. “Dubai é uma referência mundial em exportações, fato que justifica essa missão, tendo em vista que o Piauí se prepara para fazer diferença na balança comercial brasileira, especialmente, a partir do funcionamento na ZPE de Parnaíba. A vice-governadora está desempenhando com bastante desenvoltura o papel de intermediadora das relações do Piauí com organismos chave aqui dos Emirados Árabes Unidos”, disse.

Coelho congregou dos mesmos anseios reverberados pelo presidente da ZPE de Parnaíba, conduzindo o discurso sobre a evolução da cultura exportadora nos setores públicos e privados do Piauí, abstraindo uma maior preparação em prol da participação no mercado internacional. “Obtivemos conhecimentos relacionados às ZPEs e network com empresários de diversos setores. O governo espera o estabelecimento de relações comerciais duradouras do Piauí com as empresas de outros países”, disse.

Fonte: Francy Teixeira